Oficialmente, o verão 2019/20 começa na madrugada deste domingo, 22, à 1h19min, pelo horário de Brasília, e termina também no início da madrugada do dia20 de março de 2020, à 00h50min. “Isto falando astronomicamente, uma vez que o clima não respeita o calendário”, salienta Maria Angélica Cardoso, meteorologista do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates.
Angélica traz a informação que segundo o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) no verão haverá uma condição de neutralidade climática, sem a presença dos fenômenos ´El Niño` ou ´La Niña`. “As tendências de temperatura para a estação de verão é que fiquem acima da normal climatológica”, frisa. Em relação às precipitações para o trimestre, segundo a meteorologista, a tendência é que fique abaixo do padrão climatológico.
CARACTERÍSTICAS
A meteorologista acrescenta que o verão geralmente é marcada por dias mais quentes e longos, com temperaturas que alcançam facilmente os 30 graus e que as maiores temperaturas registradas no ano ocorrem neste período.
As chuvas passam a ser de curta duração e de forte intensidade, ocorrendo principalmente entre a tarde e a noite. Além disso, temporais com granizo e ventos fortes, também são frequentemente registrados. Frentes frias e sistemas de baixa pressão ainda provocam chuva durante a estação, mas com menor frequência. “A maior frequência de chuvas passa a ser por convecção, ou seja, a combinação de calor e umidade”, explica Angélica. Ela observa ainda que também é comum durante a estação, a radiação solar apresentar níveis elevados. “Por isso, é muito importante não se expor ao sol sem proteção, principalmente entre das 10h às 16h.”
Padrão normal
O padrão ou normal climatológica pela estação da Univates para dezembro é de 148,4mm; janeiro de 170,9mm; fevereiro de 170,9mm; e. março de 159,6mm.