Tradições natalinas na Inglaterra

O período que antecede as festas de final do ano é marcado por uma programação cultural intensa na capital britânica e pelo interior do país. Na verdade, as tradições de Natal são destaque em todo continente europeu nesta época do ano. Da feirinha de doçuras e lembrancinhas festivas nos vilarejos localizados em zonas rurais até a magnífica iluminação de Natal cintilando nas capitais, não faltam opções para os europeus entrarem no clima de festa. Com os dias cada mais vez mais curtos no hemisfério norte – amanhã, 22 de dezembro, teremos a noite mais longa do ano – os preparativos de Natal trazem luz ao céu sombrio de novembro e dezembro. E aqui na Inglaterra não é diferente.

Todos os anos os ingleses sonham com um Natal recheado de neve, paisagem branquinha cobrindo campos e parques. A verdade, no entanto, é que raramente neva durante o período natalino aqui na terra da Rainha e menos ainda em Londres! Mas nem por isso a população deixa de aproveitar a magia do Natal que permeia cada canto do país. Mesmo se a neve continua distante do céu londrino, as manhãs cobertas de geada e o frio impetuoso, característico desta época, se encarregam de criar um panorama mágico de inverno à espera do Natal.

Tradição de Natal no gelo

PATINAR NO GELO 

Entre tantas tradições que marcam este período que precede a chegada no novo ano, os europeus curtem patinar no gelo em pistas abertas ou fechadas, especialmente montadas nesta época. Mesmo sem a sonhada paisagem de neve, a patinação de gelo em Londres é uma tradição de longa data e muito popular desde a instalação da primeira pista de gelo artificial do mundo (Glaciarium) no bairro de Chelsea, em 1876.

Acredita-se que o esporte tenha iniciado bem antes, durante o século XVII, quando os nórdicos aproveitavam os canais e lagos congelados para patinar cortando distâncias entre um povoado e outro. Hoje em dia, são mais de quinze pistas na capital, montadas durante o período natalino em pontos estratégicos, geralmente em torno de grandes monumentos.

Em toda Inglaterra durante sete semanas as grandes cidades instalam pistas de gelo que se transformam em grande atrativo com decoração sugestiva e opção de bar e café aos espectadores. Um dos mais charmosos é o palco de gelo construído no histórico Palácio de Hampton Court que transforma o pátio interno desta magnífica edificação da era dos Tudor numa praça deslizante, atraindo principalmente jovens e famílias.

A pista construída no pátio interno do Centro Cultural Somerset House, à beira do rio Tâmisa, é uma das preferidas dos londrinos. Patinar no gelo à espera do Natal faz parte do calendário de eventos natalinos. E aqui em casa somos adeptos! É um dos programas favoritos dos meus filhos e a cada ano retornamos às pistas londrinas.

Nosso local preferido é na pista instalada junto ao Museu de História Natural no bairro de Knightsbridge. Cercada pela magnífica arquitetura londrina, a pista está aberta diariamente do meio-dia às 21h, até início de janeiro. Seja patinando ou simplesmente para contemplar a decoração encantadora, vale à pena visitar as pistas de gelo e viver um pouco a magia do Natal em Londres.

PANTOMIMAS

Pantomima  é uma apresentação de teatro tradicional no Reino Unido e países anglófonos. Tratam-se de comédias musicais baseadas em clássicos infantis, como Cinderela, Aladin, Branca de Neve e tantos outros, mas com um viés humorístico bem interessante. Durante as festividades natalinas os teatros ficam lotados de famílias que vão assistir aos espetáculos divertidos. As peças são adaptadas de maneira tal que se transformam em paródias hilariantes.

Geralmente há troca de personagens por exemplo no clássico Cinderela, as irmãs são interpretadas por atores do sexo masculino mas vestindo roupas femininas enquanto em outras tramas o principal personagem masculino é representado por uma atriz vestida de homem. Uma das características do Panto (como é conhecido em inglês) é a interação com o público presente.

A plateia canta, e participa de algumas cenas respondendo às perguntas dos protagonistas durante a peça, por exemplo, onde está a Cinderela, e o público grita “she is behind you” (atrás de você), “Oh, no, she is not” – (Não, ela não está);  e o público responde  “Oh, yes, she is” – (sim, ela está sim). Desta forma o espetáculo cria um clima de pura descontração e muitos risos pois a história não segue o padrão normal e é recheada de piadas e momentos embaraçosos para os personagens.

Espetáculo de pantomima são tradicionais na Inglaterra

CALENDÁRIO DE ADVENTO 

Os ingleses adoram seguir tradições em qualquer época do ano e durante o Natal a lista só aumenta. É interessante como por aqui a comemoração desperta pouco o espírito sagrado mas as tradições de cunho religioso se transformam principalmente em oportunidades capitalistas. Como é o caso do calendário de advento, muito difundido por aqui .

O calendário é uma contagem regressiva para o Natal e que entusiasma a todos, principalmente a criançada. Trata-se de um calendário com 24 janelinhas, correspondendo aos dias que faltam até chegar o Natal. A cada dia abre-se uma janelinha para descobrir alguma doçura, presentinho ou lembrancinha. O calendário mais popular entre com as crianças é o de chocolate e assim eles vão contando os dias que faltam para a festa mais esperada do ano degustando um chocolatinho de manhã cedo!

Ingleses adoram calendários de advento

Nos últimos anos, no entanto, os calendários de advento vêm ganhando popularidade entre adultos, e assim pode-se gastar até mais de 100 libras (R$580,00) em calendários que carregam produtos sofisticados. Já no mês de outubro começam a aparecer as mais variadas opções de calendários, de marcas famosas oferecendo produtos exclusivos em forma de miniatura.

No final, os calendários acabam se transformando em presente de Natal para muitos. Além de chocolate, miniaturas de produtos de maquiagem, perfumes e esmaltes, chás e cafés estão entre os favoritos do público feminino. Calendários com janelinhas escondendo diferentes marcas de vodca, uísque, vinho e gin também podem ser comprados nas principais lojas de departamentos londrinas. E assim, a empolgação de descobrir uma lembrancinha a cada dia vai encurtando a espera pelo Natal por aqui.

Desejo a todos leitores um Feliz Natal! A coluna volta na segunda semana de janeiro.

Calendário com produtos de beleza
A cada dia uma nova surpresa
Calendário de chocolate é preferido da criançada
Miniatura de cerveja à espera do Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido