Vale Verde pode decretar situação de emergência por causa da estiagem

-

Os produtores de soja e milho estão na expectativa por uma chuva, que alivie a forte estiagem que está causando prejuízos a cada dia que passa, sem a devida umidade na terra. Segundo Luciano Franke, produtor de soja e arroz, a situação é preocupante, pois segundo ele, se não chover até o fim de semana, a soja recém-plantada não irá suportar.

Ele explica que antes o problema era a forte precipitação de chuva, que inclusive atrasou o início do plantio, e por isso, a soja semeada há poucos dias, está enfrentando a seca. “No meu caso eu ainda não tenho perdas por conta da estiagem, mas se passar deste fim de semana sem chuva, daí sim, esta soja não suportará, e certamente terei que replantar toda a parte que não recebeu chuva”, explicou o produtor. Franke planta 540 hectares e faltam 30 hectares para serem semeados e mais 35 que segundo ele, provavelmente terão que ser replantados devido à estiagem.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Antonio Leal da Silva, explicou que as lavouras de milho que estão coincidindo com a floração, estão tendo grandes perdas. Já o milho plantado há poucos dias, não está tendo tantos problemas. Com relação à soja, disse que a cultura ainda não está na fase da floração, e por isso, o prejuízo não é tão grande. “O maior problema é dos produtores que plantaram contando com a chuva que ainda não veio”, disse.

DECRETO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, afirmou que se não chover até o dia 31 deste mês, deverá decretar estado de emergência por conta da falta de chuva. Segundo explicado pela Secretaria Municipal de Agricultura, a estiagem atrapalha a germinação da soja e o seguro contratado pelos produtores somente cobre a fase de floração da planta, deixando de fora o processo inicial do crescimento.

A soja é a principal cultura produzida no município, o que representa o maior retorno financeiro em termos de valor adicionado. “É um problema que já está criado e certamente já teremos perdas, mesmo que chova em breve. E na produção de milho é pior ainda, pois tem lavouras que já estão praticamente mortas, o que não serve nem para pasto para o gado”, lamentou.


“Se infelizmente não chover neste fim de semana, nem na próxima semana, vamos decretar estado de emergência.”

CARLOS GUSTAVO SCHUCH – Prefeito de Vale Verde


NÚMEROS

  • 6,5 mil hectares de soja foram plantados neste ano
  • 57 produtores plantam soja no município
  • 19,5 mil toneladas de soja é a estimativa de colheita se o tempo colaborar
  • 750 hectares de milho foram plantados

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido