Com a missa de envio da imagem, das 235 bandeiras e da relíquia celebrada nesta sexta-feira, 27, às 18h15min, na igreja matriz, foi iniciada a tradicional peregrinação do padroeiro pelas comunidades ligadas à Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM). Após a missa, a primeira comunidade a receber o santo foi a Santa Cecília, do bairro União.
Entre as diversas finalidades da peregrinação da imagem do padroeiro estão o convite e a animação das comunidades para a participação na festa de São Sebastião Mártir. Além disso, é um momento especial de integração, favorecendo a partilha da vida da comunidade e o fortalecimento diante das dificuldades que a organização e a vida de comunidade enfrentam no mundo de hoje. Na troca de experiências, no relato das atividades realizadas, lições de fé e de luta que servem de exemplo e ajudam a encontrar caminhos novos.
Segundo o pároco, Rodrigo Eduardo Hillesheim, a peregrinação da imagem de São Sebastião intensifica os preparativos para a festa do padroeiro e integra as comunidades. “As bandeiras levam a bênção de Deus por intercessão de São Sebastião às casas, lavouras, comércio e empresas. A bandeira é sinal da vitória em Cristo, alcançada por São Sebastião pela coroa do martírio”, prega.
As missas da peregrinação que são celebradas nas comunidades são um momento vivo de celebração e confraternização. “A unidade em torno da Eucaristia será o destaque principal. Também iremos tratar das prioridades assumidas na última assembleia paroquial”, acentua o pároco.
“Somos gratos pela alegria e motivação dos nossos casais festeiros que agora vão rezar e pedir pelo bom êxito da 144ª Festa do Bastião.”
RODRIGO EDUARDO HILLESHEIM – Pároco
Continuidade
A caminhada do padroeiro terá continuidade hoje, às 18h, quando será recepcionado pelas comunidades São Francisco Xavier, do bairro São Francisco Xavier e Santa Ana, do bairro Dietrich. Neste domingo, às 8h30min, a imagem visitará as comunidades Santa Tecla, do bairro Santa Tecla e Santo Antônio, do bairro Santa Tecla. E, na segunda-feira, 30, às 20h, a visita ocorrerá nas comunidades São Lucas, do bairro Aviação e São José, da Bela Vista. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá peregrinação.
SAIBA MAIS
- Durante as missas da peregrinação será refletido o lema geral da festa: ´Na Eucaristia, somos povo em comunhão, a exemplo de São Sebastião`.
- A 144ª Festa de São Sebastião Mártir ocorrerá entre os dias 17 a 20 de janeiro de 2020.
- A peregrinação se estenderá até o dia 15 de janeiro, quando o padroeiro visitará a comunidade São Judas Tadeu, do bairro Grão Pará, de forma conjunta com a São Marcos, de Linha Olavo Bilac.