A Administração de Venâncio Aires repassou ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), nesta segunda-feira, 6, recursos referentes a sobras orçamentárias do Legislativo em 2019. A indicação, feita pelo ex-presidente da Casa, Eduardo Kappel (PL), é de que o montante de R$ 40 mil seja utilizado para compra de armas para a 3ª Companhia da Brigada Militar da Capital Nacional do Chimarrão. A expectativa é de que seja possível adquirir 20 pistolas com o valor a partir da conclusão do processo licitatório.
De acordo com o prefeito Giovane Wickert, o Executivo busca dar total apoio às entidades de segurança do município e a luta pela segurança é contínua. “Este é um suporte, um paliativo que está sendo feito. Pois transferir recursos diretamente hoje é inviável, então é preciso organizar as parcerias voluntárias, com planos de trabalho, regulamentações, ou seja, a burocracia às vezes dificulta um maior apoio, mas o que está dentro da legalidade e das possibilidades fazemos a fim de contemplar toda a comunidade. Não é gasto, é investimento. Defendendo a segurança, estaremos defendendo a comunidade”, argumentou.
O vereador Eduardo Kappel assegurou que a necessidade foi defendida no Legislativo ao longo de 2019. “Passei o ano lutando por essa demanda. E foi viável graças às economias feitas por todos os vereadores e, claro, ao Executivo, que aceitou esta minha indicação e está fazendo o repasse para tal finalidade”, disse. Ele aproveitou para sugerir a aplicação de R$ 68 mil na troca de um veículo da BM, a partir de economias do Legislativo.
IMPORTÂNCIA
A capitão Michele da Silva Vargas, comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires, destacou que “todas as demandas que têm sido apresentadas pelo segmento da segurança no município, têm sido debatidas em conjunto com o Executivo e Legislativo, o que tem uma grande importância para a comunidade”. “Para desenvolvermos, precisamos de segurança.
As pessoas e empresas precisam de segurança. E aqui encontramos não só segurança, mas também pessoas preocupadas com a segurança. Com a atual crise que assola o Estado, muitas vezes encontramos dificuldades para desenvolver um bom trabalho, e o apoio que recebemos da comunidade e Município é essencial para chegarmos lá”, complementou.
Também participou do ato o secretário de Segurança Pública, Dário Martins, que lembrou que já foi realizada a ordem de serviço para o conserto de câmeras de videomonitoramento.
“Possivelmente, até o fim de fevereiro, teremos o cercamento eletrônico em tempo real de 123 quilômetros da área central de Venâncio Aires. A partir de então precisaremos mobilizar os servidores na reserva para se inscreverem e atuarem no monitoramento e também na escola cívico-militar, que tem sido buscada sua implantação por este governo”, declarou.
SAIBA MAIS
- Durante o encontro, o vice-prefeito Celso Krämer ainda salientou que busca junto ao vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o aumento do efetivo da Brigada Militar no município. Nos próximos dias, estará na Capital para reforçar a demanda.
- O ato ainda contou com a presença do presidente do Consepro, Flávio Bienert; da procuradora jurídica do Município, Marion Kist; e do servidor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Elizeu Ferreira.