Prefeitura analisa nova etapa de limpeza para o Arroio Castelhano

-

O Arroio Castelhano pode receber uma nova intervenção a partir de projeto idealizado pela Administração Municipal. Foram verificados, in loco, na tarde de ontem, locais que necessitam de dragagem para que o leito do principal manancial de Venâncio Aires retorne ao seu fluxo normal.
A comitiva foi liderada pelo coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires e secretário municipal de Segurança Pública, Dário dos Santos Martins. Quem guiou o grupo foi um morador local, Rogério Palhares, 34 anos. Foi percorrido um percurso de quase dois quilômetros. Pela Secretaria de Meio Ambiente participou o assessor especial Eder Schroeder.

PONTO IDENTIFICADOS

Dois pontos principais de represamento de água foram identificados e que não puderam ser liberados com o trabalho de desobstrução que foi realizado, no segundo semestre do ano passado, por uma empresa contratada pela Administração Municipal.
Os pontos identificados acumulam verdadeiras ilhas no centro do leito. Essas ilhas, com a expansão, acabam virando represas e são formadas por materiais orgânicos diversos, como galhos, areia e terra.

PATRIMÔNIO

“É importante a contribuição da comunidade, pois o Castelhano é um patrimônio importantíssimo para a cidade”, argumenta Martins. Ele informa que a contratação de equipamentos para dragar, ao menos os dois pontos, serão estudados. Levantamentos de custos serão providenciados.

CHEIAS DO ARROIO 

De acordo com o morador, com as cheias do arroio esses pontos de represamento prejudicam em muito residências próximas e mesmo lavouras das redondezas. Palhares observou que esse problema ficou mais evidente nos últimos tempos, mas que sempre existiram essas formações no leito.

LEIA MAIS: 

Estudo sobre o estado geral do Castelhano deve ser feito no Instituto de Pesquisas Hidráulicas

Bioengenharia para proteger as margens do Castelhano

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido