Termina na próxima sexta-feira, 7, o prazo para que sejam marcados os exames de imagem de alta e média complexidade e as consultas especializadas de pessoas que se inscreveram entre os dias 9 de dezembro de 2019 e 10 de janeiro de 2020 e estão na lista de espera com protocolo.
O atendimento da central de marcação, na Secretaria de Saúde e Ação Social de Passo do Sobrado, ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 16h30min. Para fazer o agendamento, o paciente deve apresentar a requisição médica, documento de identificação e cartão do SUS.
Ao todo, são em torno de 150 procedimentos liberados nesta etapa, incluindo exames como ressonância magnética e tomografia, e atendimentos especializados de áreas como dermatologia e traumatologia. Todos eles, são realizados em estabelecimentos de saúde região, por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
O secretário de Saúde e Ação Social, Emanuel Helfer Kroth, lembra que a fila de espera é só de exames e consultas eletivas, sem urgência. “Adotamos esse sistema de editais em março do ano passado, para a liberação dos exames e consultas, conforme a disponibilidade de recurso. O tempo médio de espera tem sido de um mês e meio”, explica. “Mas é importante lembrar que isso não se refere a consultas e exames de urgência, que são marcados na hora”, esclarece.
COMO FUNCIONA
- O médico solicita um exame ou encaminha o paciente para uma consulta especializada.
- O paciente vai até a Central de Marcação, inscreve-se na lista de espera e recebe um protocolo de inscrição.
- Os pedidos são recebidos por cerca de um mês. Depois disso, as pessoas que se inscreveram no período são convocadas para retornar à Central de Marcação e agendar o procedimento.
- A data limite para marcação é divulgada nos meios de comunicação e na página ‘Município de Passo do Sobrado’, no Facebook.
- Um novo edital para entrar na fila de espera deve ser lançado no dia 8 de fevereiro.
Receitas passam a ser digitadas
Desde esta semana, pacientes que consultarem com médicos clínico gerais do posto de saúde de Passo do Sobrado receberão os receituários digitados. De acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Emanuel Helfer Kroth, a medida busca tornar mais legível a prescrição de medicamentos e evitar dificuldade na hora de adquirir ou retirar o produto. “O objetivo é facilitar o entendimento”, afirma.