Nova Iorque: ainda mais linda debaixo de neve

-

PÉ NA ESTRADA

Por Ana Flávia Hantt*

A primeira vez que vi neve foi no Central Park. Era como se Nova Iorque quisesse fazer jus à sua fama de maior realizadora de sonhos, e fez com que um único floco de neve caísse do céu. É neve mesmo? Tem certeza? Não pode ser chuva? Um gelinho? Ou até uma pena de passarinho? Não, era neve mesmo. Um floco branco perfeitamente desenhado com suas quatro pontas e estampa de renda, contrastando com o preto da manga do casaco. Não restavam dúvidas.

Mais tarde, passeando nas belas ruas do Brooklyn, mais neve. Se espremêssemos bem os olhos e nos concentrássemos em um único ponto, conseguiríamos ver um floco aqui, outro ali, dançando com leveza no seu caminho entre o céu e o chão. Dessa vez, caiu um floco na manga do casaco. Outro grudou-se no jeans da calça. Um terceiro pousou bem no topo da touca. “É neve! É neve! Está nevando muito!”, exclamávamos.

Os dias se passaram. Era a última noite na cidade e a calefação no quarto do hostel era quente como um abraço. Levantei pela manhã e havia um outro mundo na minha janela. Do alto do terceiro andar, tudo o que se via era o branco da neve. Nas calçadas, nos galhos secos das árvores, em cima dos carros, nos telhados. Do céu, os flocos caíam aos borbotões, dançando seu balé mágico congelado.

Passear neste dia foi como andar no cenário encantado de um filme. Mais de meio metro de neve se acumulava em todos os lugares. Sem sombrinhas, logo viramos aparadores para a neve, que, dessa vez, pousava nas nossas roupas, nos nossos cabelos, nos cílios dos nossos olhos. Aquela paisagem branquinha e infinita será, para sempre, um dos maiores presentes recebidos por Nova Iorque – a selva de pedras onde a neve, ao invés de gelar, pousa sob o coração e aquece com memórias uma vida inteirinha.

*[email protected]

Quando ver neve em Nova Iorque

Da janela do quarto, a primeira vista de Nova Yorque em tons de branco. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

O inverno americano se estende entre dezembro e março, e é possível ver neve em Nova Iorque a qualquer momento durante esse período. Se o objetivo da viagem é ver as paisagens branquinhas, a dica é ler com antecedência as notícias que preveem o clima para a temporada. Os meteorologistas costumam divulgar se o próximo inverno será mais quente ou mais frio do que o normal, se será chuvoso, entre outras tendências.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido