A 20ª edição da Expoagro Afubra foi lançada oficialmente na manhã de sexta-feira, 28, no Parque de Exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Com o tema ‘Valorização do agricultor: do campo à cidade”, a feira será realizada de 18 a 21 de março e deve reunir mais de 430 expositores.
Segundo o coordenador da Expoagro, o engenheiro agrônomo Marco Aurelio Dornelles, a feira este ano traz como diferencial um dia a mais de atividades. “Neste ano vamos receber o público no sábado, é a oportunidade de mais pessoas da cidade conhecerem a realidade dos agricultores”, afirma.
Ele também destaca que, nos 20 anos de trajetória, a Expoagro tem cumprido seu papel de mostrar alternativas e incentivar os agricultores sobre a diversificação. Dornelles mostrou o gráfico de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa Social da Unisc (Nupes) que aponta que a renda das propriedades na safra 2005/2006 era 73% provindas de tabaco e 27% de outras culturas, já em 2018/2019 o tabaco ficou em 46% e outras culturas 54% – nessa linha entra a produção animal, milho, soja, mandioca, batata-doce, laranja e feijão. “Ao longo dos anos a Expoagro foi recebendo a estrutura necessária para crescer e se desenvolver. Sempre propomos para os produtores a diversificação e estamos contentes com os resultados”, enfatiza.
O tesoureiro da Expoagro Afubra, Romeu Schneider, afirma que a expectativa é grande para esta edição, tendo em vista a trajetória de sucesso da feira. “Nossa intenção é cada vez mais buscar melhorar as oportunidades para os agricultores, mostrar a evolução da tecnologia, além dos negócios em diferentes áreas”, complementa.
LEIA MAIS: Representantes de Venâncio expõem produtos de artesanato rural na Expoagro
PODER PÚBLICO
O deputado estadual Edson Brum, representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, enfatizou a luta do trabalhador do campo ao conviver com problemas como a estiagem e a importância da Expoagro ao valorizar o produtor. “O que tem de melhor produzido pela agricultura familiar está aqui na Expoagro Afubra”.
O deputado federal Heitor Schuh, ao se pronunciar em nome da Câmara dos Deputados parabenizou a Afubra pela atuação ao completar 65 anos. “Quem nunca viu um produtor chorando na televisão por ter perdido toda uma plantação por conta do granizo. E quem dá o apoio necessário nesse momento? A Afubra”, enfatiza.
O secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke, disse que esse foi um ano de abertura de novos mercados internacionais e, hoje, 1,3 bilhões de pessoas de outros países consomem os alimentos produzidos no Brasil. Ele também enfatizou que o governo apoia os fumicultores. “O governo federal vai defender o tabaco brasileiro na COP 2020, que será realizada na Holanda”, diz. Schwanke destacou que na 9ª Conferência da Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP) o Brasil terá pela primeira vez um ministério para defender o setor.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia, foram entregues troféus de agradecimento para entidades, órgãos públicos, patrocinadores e expositores que participam desde a primeira edição da feira. O coordenador também foi surpreendido pelos demais membros da diretoria com uma placa de reconhecimento. Ele salientou que o sucesso da Expoagro é resultado no empenho e dedicação de muitos colaboradores. “Em nome de todos os colaboradores, agradeço essa homenagem”, finalizou.
LEIA MAIS: Agroindústrias de Venâncio irão expor produtos durante a Expoagro
PROGRAMAÇÃO
- A Expoagro Afubra 2020 será realizada de 18 a 21 de março.
- O Pavilhão da Agricultura familiar vai abrigar 224 agroindústrias.
- A Arena de Inovação é a novidade deste ano com tecnologias e startups do agronegócio. A intenção é proporcionar um intercâmbio de inovação do agro em uma dinâmica diferente de interagir com os produtores que visitam o parque.
- A 7ª edição do prêmio Afubra/Nimeq terá uma nova categoria de destaque. O prêmio vai reconhecer inovações tecnológicas em máquinas, equipamentos ou implementos agrícolas.
- No dia 21 de março, último dia de feira, será realizada uma solenidade de comemorativa dos 65 anos da Afubra completados nesta data e os 20 anos de Expoagro.
A Expoagro Afubra é considerada a maior feira de agricultura familiar do Brasil. Na primeira edição a feira contou com 64 expositores e, em 2019, foram 432.