Acompanhei, ontem, a agenda do governador do Estado, Eduardo Leite, em Santa Cruz do Sul. O primeiro compromisso foi ainda pela manhã, durante o lançamento da pedra fundamental do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) que está sendo construído no bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul.
Durante a solenidade, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), destacou a juventude e protagonismo do governador que, nesta terça-feira, 10, completa 35 anos. “Desponta como uma das maiores lideranças deste país”, disse Telmo, que tem longa trajetória política estadual e federal.
O prefeito anfitrião disse ainda que a política precisa de homens com o ‘quilate’ de Leite para fazer as transformações que são necessárias.
Diversas lideranças regionais participaram do ato, entre elas, o prefeito Giovane Wickert.
RSC-287 e tabaco na pauta do governador
Dois assuntos não ficam de fora da pauta a cada vez que um governador visita a região: tabaco e RSC-287. Os dois temas foram destacados nos discursos de Eduardo Leite, durante agenda nesta segunda-feira, 9, em Santa Cruz do Sul.
Sobre a RSC-287, ele reafirmou que o edital de concessão para iniciativa privada será publicado ainda no primeiro semestre deste ano e que a prioridade de duplicação será o trecho entre Tabaí e Santa Cruz do Sul, nos primeiros seis meses de concessão.
Sobre o tabaco, reconheceu a importância social e econômica da produção e disse que o Estado contribuirá com gestão política nos debates nacionais que visam a regulamentação de novos produtos, como os cigarros eletrônicos que ainda não são regulamentados no país e podem atrair novos investimentos ao Estado. “Olhamos para o setor em virtude da vocação que temos. Temos que fazer um debate sem preconceitos.”
Viaturas semiblindadas
Ao falar sobre a segurança pública em Santa Cruz do Sul, governador do RS, Eduardo Leite, anunciou que o Estado passará a comprar viaturas semiblindadas para a Brigada Militar. “Temos que garantir segurança para aqueles quem arriscam suas próprias vidas para proteger a sociedade”, destacou.