A presidente da Câmara, Helena da Rosa (MDB), revelou que pretende realizar concurso para os cargos de assessor jurídico e técnico de informática. A justificativa é de que a cada ano, com a alteração da Mesa Diretora, os processos internos sofrem descontinuidade, já que os profissionais também mudam. “Em relação ao jurídico, pelo menos um dos dois que temos deve ser concursado”, comentou. Sobre o profissional de informática, a intenção é evitar a perda de materiais importantes por falta de conhecimento. Inicialmente, Helena não pensa em abrir concurso para a vaga de assessoria de imprensa, mas não descarta a possibilidade. Outra revelação da comandante da Mesa Diretora: a Câmara não está com o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) em dia, mas vai encaminhar a regularização.
JARBAS RESPONDE
Sobre nota publicada neste espaço, na edição de quarta-feira, 11, de que estaria convidando várias lideranças políticas para formarem como vice em sua chapa, o pré-candidato à Prefeitura pelo PDT, Jarbas da Rosa, mandou uma resposta. “Não estou convidando todo mundo, mas discutindo com os partidos”, afirmou. Ele ainda foi mais longe: “A saber, quem convidou para ser vice a Cleiva (Heck, do PSB), Izaura (Landim, do MDB), André (Puthin, do MDB) e mais uns dez foi o prefeito”. Vale lembrar que a coluna citou comentários de bastidores, mas nenhum nome em específico. Quanto mais se aproxima a eleição, mais quente fica o cenário.
RAPIDINHAS
• Indicação do vereador Eduardo Kappel (PL), de redução de um assessor por vereador, deve voltar à pauta segunda-feira, 16, na reunião das 18h, que antecede o encontro semanal. Nos últimos dias, a Câmara direcionou forças para a organização de sessão solene, que para muitos foi uma das mais emocionantes da atual legislatura.
• Como era esperado, o coronavírus já é uma realidade para os brasileiros. Existem casos confirmados no Rio Grande do Sul e, fatalmente, em algum momento haverá suspeita em Venâncio Aires. O correto a fazer é lavar as mãos, usar álcool gel, pessoas acima de 60 anos evitarem aglomerados, manter hidratação e boa alimentação. Não há orientação para que crianças não frequentem escolas.
• Previsão é de muito calor nos próximos dias, especialmente à tarde, com temperaturas chegando aos 40 graus. A chuva deve vir a partir de domingo, 15. Mudança drástica que sempre tem as suas consequências. É bom se cuidar para não se tornar ‘vítima’ do clima.