Viagem e fotos é a combinação perfeita para Greice Alana Scheibler, 26 anos, que tem a fotografia como profissão, mas também como uma paixão de vida. A jovem que, desde pequena, gosta de registrar momentos, hoje atua com ensaios de fotos externas e em eventos da microrregião.
Há quase 15 anos, quando ela fez a 1º Comunhão, ganhou um valor de presente e decidiu comprar sua primeira câmera fotográfica. “Todo mundo comprava celular na época, mas eu quis a câmera. Era bem simples, mas eu fotografava tudo que via,” lembra.
Em 2015, quando foi viajar para a Europa, decidiu que precisava de um recurso com mais qualidade e comprou a primeira câmera profissional. “Eu gosto de registar tudo quando eu viajo. Mas, não tinha a intenção de ter como profissão, porém as pessoas começaram a pedir e foi acontecendo”, conta a jovem que empreende no ramo há cerca de dois anos.
Nos passeios pelo estado ou para lugares mais longe, a moradora de Mato Leitão está sempre acompanhada pela câmera. “Meu namorado brinca que, antes de pensar em levar ele, eu penso na câmera. É a primeira coisa que coloco na mochila”, diz a fotógrafa que está organizando, para este ano, um mochilão pela América.
Os momentos espontâneos são os preferidos de Greice, que usa como exemplo ensaios de famílias. “Eles ficam brincando e as fotos saem naturais.” Da mesma forma, casamentos e formaturas emocionam a profissional. “Já teve situações que estava fotografando e chorando de emoção ao mesmo tempo”, conta.
Por ter passado grande parte da vida residindo em Sampaio, interior do município, ela diz que ama estar em um lugares calmos com a presença da natureza. Atualmente, mora perto do centro, porém em um espaço tranquilo e com muito verde. “Não tenho vontade nenhuma de sair do município, eu sinto que pertenço a esse lugar”, comenta, feliz.
“Eu vivo para viajar, eu viajo para fotografar e eu fotografo para viver. É um círculo na minha vida que envolve minha profissão e o que eu gosto. Sou muito realizada.”
GREICE ALANA SCHEIBLER
Fotógrafa
VALORIZAÇÃO
Para Greice, as fotografias são uma relíquia, por isso, ressalta a importância de elas serem reveladas, mesmo com a tecnologia digital. “Daqui alguns anos as pessoas vão olhar as fotos, rir e contar muitas histórias. Assim como hoje, nós fizemos com álbuns de família”, destaca Greice.
Entre os momentos que marcaram a jovem estão os concursos de fotografia. Alguns anos atrás, conquistou 1º lugar no Concurso de Fotografia de Mato Leitão e outros concursos da região. Em 2018, ganhou um concurso nacional do Sicredi ‘Simples Cidade’, que contou com mais de 10 mil fotos inscritas e apenas 12 foram selecionadas para estampar calendários e fotos da instituição. “Em todos lugares saiu minha foto, com meu nome e o de Mato Leitão. Foi gratificante”, define.
Sobre o empreendedorismo em Mato Leitão, Greice comenta que as pessoas precisam aproveitar e valorizar as oportunidades. “Faltam algumas coisas no município, que ninguém inventou ainda. Porém, não é porque não precisa, é porque ninguém decidiu investir nisso, mas se tiver vai ser aproveitado, pois tem gente para consumir aqui”, argumenta.