Em meio à preocupação para conter a proliferação do Covid-19, uma série de informações falsas ou sem evidências científicas acabam sendo compartilhadas pelas redes sociais. Para auxiliar os leitores a saber o que é verdade e é fake (falso), a Folha do Mate inicia a seção ‘Folha confere’. Leitores que quiserem esclarecer dúvidas ou sugerir abordagens podem entrar em contato com a redação do jornal, pelo WhatsApp 98943-4110.
Tomar muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o vírus
Mensagem que circula pelas redes sociais diz que, antes de atingir os pulmões, o vírus permanece na garganta por quatro dias. Por isso, tomar água frequentemente e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre eliminaria o vírus. A informação é falsa. O Ministério da Saúde esclarece que “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus.”
Tomar água ou chá quente mata o vírus
Mensagem diz que o vírus é “fraco e não resiste ao calor”, assim, ingerir bebidas quentes poderia eliminá-lo. O Ministério da Saúde esclarece: “a temperatura do corpo humano é de pelo menos 36°C, assim, beber água a uma temperatura de 26°C a 27 °C não traz benefício algum em relação à prevenção ou eliminação do coronavírus, uma vez que no corpo humano o vírus tolera temperatura de pelo menos 36°C.”