Bolacha X Biscoito: conheça quais são as principais rixas entre paulistas e cariocas

-

Cidade Maravilhosa contra Cidade da Garoa. Rio de Janeiro e São Paulo, duas cidades incríveis, mas que, vez ou outra, aparecem como verdadeiras rivais. Isso porque, muitas vezes, paulistas e cariocas têm visões diferentes sobre as mesmas coisas.

Quem já fez a viagem do Rio pra Sampa, ou de Sampa pro Rio, com a Autoviação 1001, já deve ter percebido que diferenças de opinião podem causar grandes polêmicas entre paulistas e cariocas.

Mas se você é de fora, vale a pena conhecer quais são essas rixas e qual é a posição de cada um. No final das contas, bom mesmo é aproveitar o que cada uma dessas cidades têm de melhor.

São Paulo

A cidade de São Paulo é considerada o principal centro mercantil, financeiro e corporativo brasileiro e sul-americano. É, também, a cidade mais populosa do Brasil, com seus mais de 12 milhões de habitantes.

Tendo 466 anos de fundação, a capital do estado homônimo é um verdadeiro polo cultural, tecnológico e econômico, sendo a primeira metrópole do pátria.

Rio de Janeiro

Maior destino turístico internacional no Brasil e na América Latina, a cidade do Rio é a principal referência que os estrangeiros têm do nosso país, tanto positiva quanto negativamente.

O Rio de Janeiro tem 455 anos de fundação e já foi capital do Brasil, entre 1763 a 1960. A cidade é a segunda mais populosa do território nacional, com mais de 6 milhões de habitantes.

Rivalidade entre Sampa e Rio

Como você já deve ter percebido, as duas capitais do Sudeste guardam muitas semelhanças entre si, como o alto índice de desenvolvimento econômico e tecnológico, bem como os altos números populacionais.

Contudo, existem diferenças entre Rio e São Paulo que acabam sendo vistas como verdadeiras rivalidades entre as duas capitais. Geralmente, trata-se da mesma coisa com nomes diferentes ou, ainda, comportamentos que são considerados como certo por uns e errados por outros.

Biscoito X Bolacha

Essa, sem sombra de dúvida, é a maior questão entre paulistas e cariocas. Na Terra da Garoa, por exemplo, “bolacha” é o nome dado para qualquer tipo do produto, seja ele recheado ou salgado, enquanto “biscoito” seria só o de polvilho. Já na Cidade Maravilhosa, usa-se a denominação “biscoito” para todas as variações — salgado, doce, de polvilho ou recheado.

Pizza

Pizza com catchup ou com azeite, o que você prefere? Se for carioca, provavelmente vai escolher catchup, algo que os paulistas vão abominar, já que, para eles, uma boa pizza leva, no máximo, um bom azeite por cima.

Beijinho no rosto

Não tem saudação mais brasileira que o famoso beijinho no rosto, isso todo mundo já sabe. A diferença é que, enquanto em São Paulo, como na maioria do resto do país, se dá apenas um beijinho no rosto, no Rio existe o costume de dar dois beijinhos ao se encontrar ou se apresentar a alguém. Super afetuoso, não?!

Marmitex ou Quentinha

O almoço do trabalhador brasileiro também tem nomes diferentes nessas duas capitais. No Rio, é “quentinha” o nome dado à refeição comprada ou levada para o trabalho, enquanto em São Paulo é “marmitex”.

Farol ou Sinal

Nem no trânsito a divergência entre paulistas e cariocas tem fim. Isso, porque, para o pessoal de Sampa, o semáforo é mais conhecido como “farol”, enquanto, no Rio, o nome dado a esse objeto que controla o trânsito é “sinal”.

Cachorro-quente

Outro ponto de divergência entre São Paulo e Rio de Janeiro é o bendito cachorro-quente. Os paulistas, por exemplo, gostam de rechear seu hot dog com um belo purê de batata, enquanto os cariocas adicionam ovo de codorna no seu dogão. E você, o que acha melhor?



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido