
Sabores típicos do Sul, ou que foram introduzidos por outros povos ao longo dos tempos, enriquecem a nossa gastronomia e cada vez mais se destacam no dia a dia, em jantares sofisticados, em festas de famílias, ou ainda como empreendedorismo. Por todos os lados, encontramos restaurantes a servir uma refeição recheada de cores e sabores e que facilita o corre-corre de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.
Pontos estes, que sempre têm uma mesa farta com deleiciosas sobremesas. Doces para todos os gostos, incluindo-se os mais tradicionais que são pratos típicos do nosso pampa gaúcho, como por exemplo o sagu. E, também, muitos outros que pela influência de diversas etnias chegaram até nós . Hoje, apresentamos a receita de ‘rocambole’, que segundo a história tem origem francesa, mas também se caracterizou no estado de Minas Gerais, em Lagoa Dourada, e tem uma história de mais de 90 anos, que passou de geração à geração.
Dona Nelci FerreiraSe por um lado, as receitas foram se agregando à nossa história, há também venâncio-airenses que com criatividade inovam e deixam o seu legado. E neste, ficará a contribuição de dona Nelci Ferreira, 62 anos, moradora de Vila Arlindo. Ela apresentou o doce no concurso de culinária do Cozinhando com a Folha ‘Sabores de Vila Arlindo’, realizado durante o Folha Cidadania, da Folha do Mate, naquela comunidade, no mês de junho. O doce do ‘rocambole da vovó com suco de bergamota’, ela conta que aprendeu em um curso realizado pela Emater, no Clube de Mães.
Mãe do Celso e do Silvio, dona Nelci, que é viúva, tem dois netos: a Mateuza e o José. Mesmo aposentada, ela que era comerciante, continua a trabalhar, exercendo a função de serviços gerais na casa paroquial de Vila Arlindo, há dez anos. Nossa colaboradora, ainda destaca que gosta de galinhada e também de sopa, especialmente, por levar muitas verduras. O ‘rocambole’ é a dica que deixamos, hoje, para integrar o seu caderno de receitas e que pode ser recheado de acordo com o seu gosto e criatividade. O de bergamota, eu provei e aprovei.
Agradecemos nossa participante por sua contribuição e à comunidade de Vila Arlindo pela participação no concurso.
A todos os leitores, uma semana recheada de saúde e paz. Retornaremos no próximo sábado, queira Deus!
INGREDIENTES
– 10 ovos- 10 colheres de açúcar- 10 colheres e farinha de trigo- 2 colheres de água- 1 colher de royal
RECHEIO- 2 xícara de suco de bergamota- 2 xícaras de açúcar- 2 colheres de maisena
MODO DE PREPAROBata as claras em neve com cinco colheres de açúcar, reserveBata as gemas com cinco colheres de açúcar, coloque a farinha, a água, o royal. Mexer bemAcrescente as claras em neve e misture bemUnte uma forma e asse por 30 minutos no forno pré-aquecido a 200 grausPara o recheio:Cozinhe o suco de bergamota com o açúcar por 30 minutos. Em seguida acrescente a maisena dissolvida com um pouquinho de água, mexendo sempre até ficar consistente.Passe o recheio no rocombole e enrole
Bom apetite. Receita de Nelci Ferreira