Sabores de Vale Verde

-

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateTusilda Elbesth Toillier
Tusilda Elbesth Toillier, 78, anos participou do concurso de culinárias em Vale Verde e conquistou o ‘melhor prato’

Carinho de vovó é tudo de bom. Imagine aquela receita recheada deste carinho. Pois é desta que estamos falando hoje. Em homenagem às ‘mamães com açúcar’ – nossas queridas avós – que comemoraram seu dia na terça-feira, 26, a receita do ‘pudim de laranja, vem com ingredientes adicionados a ela, que dão um sabor ainda mais especial.

E, claro, que a receita foi preparada por uma vovó, a dona Tusilda Elbesth Toillier, 78 anos, de Vale Verde. Ela participou do concurso de culinária ‘Sabores de Vale Verde’, na sexta-feira, 15, no projeto Folha Cidadania, da Folha do Mate, levado àquele município. Entre as receitas apresentadas, o pudim ainda conquistou o título de ‘melhor prato’, que foram avaliados pela nutricionista Sinara Preuss.

Dona Tusilda, que tem dois netos, na companhia da filha Karla Toillier, brindou o concurso com seus conhecimentos e simpatia, naquela noite, que embora muito fria, teve um calor todo especial com a participação do público que foi prestigiar as ações levadas ao ginásio da comunidade Evangélica.

Karla sempre atenta, contou que a receita foi criada por sua mãe e que já sabe de ‘cor e salteada’ como prepará-la. Mas, a cada degustação renova a vontade de fazer outra, afinal, é receita de mãe e da querida vovó.

Karla Toillier acompanhou sua mãe na noite do concurso. Ela fez a inscrição, junto à nutricionista Sinara Preuss, responsável pela avaliação das receitas
Karla Toillier acompanhou sua mãe na noite do concurso. Ela que fez a inscrição, junto à nutricionista Sinara Preuss, responsável pela avaliação das receitas

Agradecemos a dona Tusilda pela receita, à nutricionista Sinara pela parceria, bem como às demais participantes do concurso. Todas receberam certificado oferecido pela Folha do Mate e brindes do Super Lenz, parceiro do concurso.

 ORIGEM DO DIA DA AVó

Conforme pesquisas, na data é celebrada o dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Após a festa de São Joaquim ter sofrido alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI, associou em um único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.No ano de 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição à época, e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas. Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu à luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.

PUDIM DE LARANJA (ASSADO)

INGREDIENTES- 8 ovos- 1 xícara de caldo de laranja- 3 xícaras de leite- 4 xícaras de açúcar- 2 colheres (sopa) de margarina- 2 colheres de amido de milho (maisena)- 1 colher (chá) de açúcar baunilha (para a clara – cobertura)

MODO DE PREPAROQueimar uma xícara de açúcar na formaJuntar em um recipiente a margarina, o açúcar e as duas colheres de maisena. Misturar bemAcrescentar os ovos. Reservar duas claras em neve para cobertura. Bater bemEm seguida acrescentar o caldo de laranja e o leite. Misturar bem e colocar na forma com o açúcar queimadoAssar em forno pré-aquecido por 20 minutos e depois de assado colocar a cobertura. Levar ao forno por mais cinco minutos. Após, deixe no forno até esfriar para que a cobertura fique crocante.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido