Cenários, oportunidades e desafios para o desenvolvimento de Venâncio Aires estiveram em debate, na noite desta quinta-feira, 12, no painel ‘Descubra Venâncio – Aos 130 anos, uma cidade pronta para o futuro’. Promovida pela Folha do Mate e Terra FM com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, a programação especial marca o aniversário do município, que completou 130 anos na terça-feira, 11. Quem perdeu a live, pode conferir a transmissão pelo Facebook.
Participaram do painel o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, deputado estadual Edson Brum; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; o vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn; e a empresária e diretora-executiva da Venax Eletrodomésticos, Fabiana Bergamaschi.
O debate contínuo e o trabalho conjunto entre organização da sociedade civil, empresários, universidades e Poder Público estiveram entre aspectos citados pelos debatedores, como forma de estimular o desenvolvimento do município.
As melhorias em infraestrutura, a diversificação econômica e a educação/qualificação tecnológica foram temais centrais do painel. “Diversificação não é apenas um caminho sem volta, mas um caminho necessário para o desenvolvimento. Temos diversificação na indústria e precisamos avançar na diversificação do interior”, ressaltou o prefeito Jarbas da Rosa.
Enquanto Henn salientou a necessidade de aproximação da academia com a comunidade, com a busca por soluções de problemas reais, dentro das universidades, e a necessidade constante de qualificação, a empresária Fabiana Bergamaschi observou que lideranças empresariais têm o dever de ser exemplo e buscar capacitação. “Antes de nossos colaboradores buscarem qualificação, nós, líderes, precisamos ser exemplo. Não podemos nos eximir da tecnologia e da atualização”, pontuou.
Entre as suas colocações, o secretário Edson Brum elencou possibilidades oferecidas pelo Governo do Estado para as empresas e lembrou que o Poder Público também tem o dever de inovar. “O setor público tem que acompanhar a inovação, ter mecanismos para auxiliar. Hoje a sociedade é digital e Poder Público ainda é analógico.”
LEIA MAIS: