A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) está organizando para os dois últimos meses da temporada 2019, a Copa RS de Futsal. Será um torneio de 16 equipes e no sistema eliminatório desde a primeira rodada. O campeão, além do cheque de R$ 7 mil, garante vaga direta na Copa do Brasil em 2020. Diante da valorização da competição, a Assoeva/Unisc/ALM foi uma das primeiras equipes filiadas à entidade a confirmar participação.
O Estadual de Futsal, que está em sua fase semifinal, irá definir os clubes finalistas amanhã à noite. Neste caso ficam as datas de 19 e 26 para a decisão. A Copa RS irá movimentar as equipes a partir de 2 de novembro. A proposta inicial é pela regionalização das equipes. Os confrontos e os mandos de quadra, até a decisão, serão sempre definidas por sorteio.
Está previsto que serão jogos de ida. Igualdade em número de pontos força a prorrogação e se for necessário a série dos pênaltis. Será mata-mara direto desde a primeira rodada. Inclusive o chaveamento também já está composto (ilustração acima).
Não está definido ainda quando haverá a reunião entre os clubes para a definição da própria regionalização e sorteio dos jogos.
Após quatro desistências – Real Street (Não Me Toque), USFM (Santa Maria), APF (Parobé) e Fontoura Xavier – a entidade, para fechar o G16, ainda busca pela confirmação de mais três clubes. Os dois finalistas irão disputar ao todo oito jogos em 50 dias.