O incentivo da Prefeitura de Venâncio Aires ao esporte profissional ou amador, nas mais diferentes modalidades, marcou o ano de 2023. Ao longo dos últimos meses, foram mais de R$ 2 milhões destinados a associações, entidades e clubes, como forma de fomentar a prática esportiva entre os venâncio-airenses. “Alcançamos o auge do investimento em esporte em Venâncio. Houve um crescimento em todas as modalidades e o Município colabora com praticamente todas”, ressalta o secretário municipal de Cultura e Esportes, Zé da Rosa.
O auxílio ocorre por meio de quatro projetos principais: o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea), a Lei do Patrocínio – que contempla Guarani e Assoeva -, Representação Oficial e emendas impositivas da Câmara de Vereadores.
Conforme o coordenador de Esportes, Cláudio Weschenfelder, o aporte financeiro contribui para que os atletas possam participar de campeonatos, pagar o transporte e reformar as sedes das associações, entre outras ações, dependendo do tipo de recurso recebido. O Município também auxilia com fornecimento de troféus, ambulância e instalação do som para competições.
Ele observa que, por meio dos projetos de incentivo, a Prefeitura se soma ao trabalho desenvolvido pelas entidades, que beneficia milhares de moradores de Venâncio, de diferentes idades e localidades da cidade e do interior – seja nos campeonatos de futebol como Copa Serrana, A Liga, Taça da Amizade, de futsal, como a Taça Coopeva, até as atividades de escolinhas ou apoio a atletas individuais, como maratonistas.
“São várias formas que conseguimos para auxiliar as entidades e atletas e sabemos a importância que isso tem para elas”, ressalta Weschenfelder. Além da comprovação financeira do uso dos recursos públicos, contrapartidas sociais e ambientais são realizadas pelas entidades.
“O incentivo que Venâncio tem dado ao esporte tem sido reconhecido inclusive fora da cidade. É um dos municípios que mais auxilia as entidades esportivas, nas mais diferentes modalidades, do futebol e futsal até mesmo à bocha. A Administração tem um olhar voltado para essa área, pois isso representa saúde e lazer para a população. Temos uma equipe excelente na Secretaria, que faz tudo isso acontecer.”
ZÉ DA ROSA – Secretário de Cultura e Esportes
Emendas impositivas
As emendas impositivas da Câmara de Vereadores estão entre as fontes de recursos para entidades que trabalham com o esporte em Venâncio Aires. De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Zé da Rosa, em 2023, foram 90 emendas impositivas da Câmara que passaram pela pasta, por abrangerem os setores de esporte, cultura e áreas verdes. “80% das emendas da Câmara vêm para a gente. É um grande trabalho e já esperamos que para ano que vem esse número vá crescer mais ainda”, projeta.
Incentivo ao esporte amador
Tradição no interior do município, o futebol amador movimenta diversas comunidades, ao longo do ano, seja nos aspirantes, titulares ou veteranos. Em 2023, a Copa Serrana e A Liga envolveram os clubes venâncio-airenses.
O município também teve representante no Campeonato Regional Vale do Rio Pardo. O Esporte Clube Palanque conquistou terceiro lugar na competição, na categoria Titular, e começa a decisão do título dos Aspirantes neste domingo, 3 de dezembro, a partir das 15h, contra o Bom Jesus.
Para participar do campeonato regional, o clube de Vila Palanque contou com auxílio da Prefeitura, por meio da Lei de Representação Oficial, que abrange entidades que disputam torneios fora do município. “Levamos o nome do município para fora. Quando se referem ao time, é sempre o Palanque de Venâncio. É uma valorização do município”, comenta o diretor do Esporte Clube Palanque, Douglas André Arenhardt.
A agremiação recebeu R$ 10 mil, via Secretaria de Cultura e Esportes, recurso que foi utilizado para transporte e compra de material esportivo, com confecção de uniformes e camisetas para jogadores e torcedores. “Foi um auxílio importante da Prefeitura, pois tem um custo alto para participar das competições regionais”, comenta Arenhardt.
O Esporte Clube Palanque tem cerca de 110 sócios ativos, a maioria da região do 6º Distrito de Venâncio e também moradores da cidade que têm relação com a comunidade. Para o próximo ano, o clube projeta reformas na sede e participação em campeonato regional – do Vale do Rio Pardo ou Taquari. “O clube funciona praticamente o ano todo, só dá uma folga em janeiro. Já temos previsto participar do Campeonato de Veteranos da Assoeva”, adianta o diretor do Palanque.