A cada dia que passa, atletas da equipe Shoshin Dojo, de Venâncio Aires, contam nos dedos os dias e as horas que faltam para o embarque oficial rumo à Brasília. A capital federal irá sediar de 29 de maio até 2 de junho, o Campeonato Brasileiro JKA de Karatê-Do. Enquanto isso, o quinteto local que integra a Seleção Gaúcha, segue com os intensos preparativos para as disputas.
O professor Ramon Gollmann que irá acompanhar seus alunos, é um dos mais confiantes na conquista por bons resultados. Ele relata que a classificação e convocação para o Brasileiro é proveniente ao desempenho exemplar em competições ao longo de 2023. “Os resultados e títulos do ano anterior são fundamentais para o atleta obter a ‘convocação’ para a seletiva no ano seguinte. Essa seletiva em 2024 foi realizada no dia 23 de março, em Marau. Todos os atletas com bom desempenho em 2023 estiveram lá. Aqueles que voltaram então a se destacar como é o caso dos nossos cinco atletas, foram convocados para a Seleção Gaúcha que agora irá disputar o Nacional”, explica o professor.
Ramon relata que na atualidade, a Federação Gaúcha conta com mais de 8 mil atletas de karatê. Dentre os 60 atletas que compõem a Seleção Gaúcha e que disputaram a etapa no mês de março, em Marau, foi definida a lista final da equipe do Rio Grande do Sul para a competição em Brasília. “Para a nossa equipe de karatê é uma enorme satisfação ter cinco atletas selecionados para o Brasileiro. É uma prova do bom trabalho desenvolvido junto a boa qualidade técnica que temos em termos de material humano”, disse o sensei.
Ainda em relação a confiança, Ramon relata que são boas as chances dos atletas de Venâncio Aires conquistarem boas posições no pódio. “O pessoal está naquele estágio final de treinamentos e posso afirmar que estão bem preparados para a competição nacional. As meninas, por exemplo, em suas últimas competições, sempre estiveram entre as três melhores. A determinação de cada atleta nos treinos acima da média. Temos o menino Vicente que também vem de uma boa performance. As expectativas pela participação de cada atleta são as mais positivas. Estão bem preparados mesmo”, aponta o professor.
Os atletas de Venâncio
- Giovana Laisa Martins (14), Rayane Hendges Beier (14) e Júlia Röhsler (14), participam da categoria feminino de 14 a 15 anos aspirante;
- Waleska Viebrantz Nardes (16), participa da categoria feminino de 16 a 18 anos aspirante;
- Vicente Seidel (9), participa da categoria masculino até 9 anos aspirante.
A viagem para o brasileiro de Karatê
O deslocamento da equipe começa na segunda-feira, 27, à noite, quando o grupo sairá de Lajeado, de ônibus. O destino será Florianópolis onde na manhã do dia 29, todos embarcam no avião rumo à Brasília.