Gilberto dos Santos

0

Gilberto dos Santos, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), manterá para mais um mandato na Casa do Povo de Venâncio Aires. O agricultor de 62 anos obteve 945 votos e garantiu uma cadeira pela terceira eleição consecutiva.

O pai de Gilberto, Pedro Ortiz dos Santos (já falecido) tinha relação com o MDB e era atuante na política, o que fazia com que, na infância, o vereador reeleito vivesse o ambiente político do município e, também, conhecesse diversos nomes conhecidos da época, como Glauco e Gleno Scherer. No entanto, ele afirma que nunca imaginou ser político. “Nem em comícios ia”, acrescenta.

A mudança veio em 2016, quando se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) para concorrer a vereador, a convite do então candidato a prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Porém, antes do pleito, optou pela transferência para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), apadrinhado por Celso Krämer (à época PTB e, agora, Podemos). Naquela oportunidade, recebeu 1.899 votos e foi o vereador mais votado – assumindo, também, a presidência da Casa do Povo em 2017. “Foi uma mudança grande, sair da lavoura para a presidência da Câmara. Mudou o rumo da minha vida”, relembra.

Em 2020, após atritos internos no PTB, realizou a mudança para o MDB, partido pelo qual se reelegeu vereador, com 886 votos – o único da sigla a ser eleito. Contudo, em 2021, no primeiro ano do mandato, assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, onde esteve até outubro de 2023.

(Foto: Leonardo Pereira)
Template being used: /opt/bitnami/wordpress/wp-content/themes/Newspaper/single.php
error: Conteúdo protegido