100 anos: escola Monte das Tabocas comemora o centenário com programação especial

-

Nesta manhã, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas teve o ponto principal das suas comemorações pelos 100 anos do educandário. Ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários, equipe diretiva, professores e funcionários atuais se reuniram com autoridades, convidados e alunos para marcar o centenário da escola com atividades no ginásio.

Um cerimonial foi apresentado, com vídeo de ex-alunos contando as histórias que tiveram com a escola. Além da reinauguração da biblioteca Rui Barbosa, que passou por reformas, apresentação do teatro ‘O Pequeno príncipe’ feito por alunos dos anos iniciais e apresentação da banda do Colégio Gaspar Silveira Martins.

A diretora do Monte das Tabocas, Marinês Ferreira Weizenmann, agradeceu poder vivenciar este momento e enfatiza que na prática do ensinar não há regras, mas é indispensável que a escola perceba as circunstâncias ambientais e se adapte aos alunos. “Entrei no Monte das Tabocas em 1972, como aluna da 1ª série, e fico feliz em fazer parte desta história até hoje.”

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, reconheceu todo o trabalho da escola e de quem já passou pelo educandário durante os 100 anos. “A escola transforma a vida das pessoas e faz o município ser melhor, não é para qualquer um. O Monte das Tabocas é uma escola focada, criativa e inovadora.”
O prefeito Jarbas da Rosa destaca o momento especial, já que dentro dos 131 anos do município, a escola tem papel fundamental na história. O chefe do executivo afirma que mesmo sendo um educandário da rede estadual, a escola sempre terá todo o apoio da Prefeitura Municipal. “Sempre estaremos junto da educação e das escolas elas transformam pessoas, famílias e toda uma comunidade.”

Autoridades locais e estaduais com a equipe diretiva atual da escola.

O passado e o presente

Pela história da escola passaram muitas pessoas, entre o passado e o presente. Entre tantas, a aposentada Maria Orlani Schwendler, 69 anos, recebe destaque. Ela chegou na escola em 1983, foi professora de turmas da pré-escola e séries do Ensino Fundamental, além de também participar da supervisão escolar e dar aulas de Ensino Religioso para as séries finais do Ensino Fundamental. Mas toda essa trajetória tem uma marca ainda mais especial, pois a aposentada foi a primeira pessoa a cantar o hino da escola, há mais de 20 anos.

Segundo Maria, a letra do hino foi escrita por Olinda Freitas e a música composta por Ivo Seidel. A primeira entoação do hino, ela conta que foi em frente à escola, com alunos, professores, funcionários e famílias. “Sempre gostei muto de cantar, participei de coral e usava muto a música em aula com meus alunos também, então tive a honra de ter sido convidada a cantar o hino pela primeira vez. Até hoje, na gravação do hino, sou eu que canto ao fundo.” A aposentada se desligou da profissão em 1998, mas até hoje, quando encontra os ex-alunos, comenta que o carinho é o mesmo.

Maria esteve presente no evento de comemoração pelos 100 anos da escola Monte das Tabocas.

Fazendo parte dos alunos atuais da escola, completando o 3º ano do Ensino Médio está a estudante Lívia Cristiana Graff Laner, 18 anos. A jovem conta que entrou na escola Monte das Tabocas com 6 anos, no 1º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, foi no educandário que conheceu grande parte dos amigos e pessoas que tem um carinho especial, como professores, diretores e funcionários. “Foi aqui que vivi momentos marcantes da minha vida, o primeiro amor platônico, o primeiro beijo. O Monte me representa em muitos sentidos e formou a pessoa que sou hoje. Tenho orgulho de dizer que sou ‘cria’ do Monte.”

No fim do ano, a estudante se despede da escola, mas já afirma que pretende sempre estar presente e ajudando de alguma forma, e talvez no futuro retornar como mãe de um futuro aluno.

Lívia frequenta a escola há 12 anos e neste ano se despede do educandário.

Representantes

  1. Na manhã da terça-feira, 25, fazendo parte da programação de aniversário da escola, também teve a escolha da Gatinho e Gatinho, e da Gata e Gato 2022 do educandário. Todos os alunos participaram do momento de integração.
  2. Um grupo de jurados foram os responsáveis pela escolha dos representantes que formaram a nova corte. Foi eleita como Gata Monte das Tabocas, a aluna Mariana Luiza Heck do 2º ano do Ensino Médio; e como Gato Monte das Tabocas, o aluno Nícolas da Silva Stramar, do 1º ano do Ensino Médio. Os alunos escolhidos vão representar a escola no desfile da União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva).
  3. E na categoria de Gatinha e Gatinho, foram eleitos, Eduarda Rafaela Wenzel, do 6º ano 1 do Ensino Fundamental, e Thomas Mathias Endler, do 8º ano 1.
Alunos foram escolhidos os representantes da escola Monte das Tabocas. (Foto: Divulgação)

Curiosidade

O centenário da escola é comemorado em 26 de outubro por duas datas que foram unidas. Em 9 de dezembro de 1922 foi fundada a escola, em um prédio localizado na rua Jacob Becker, onde era ao antigo Hotel Becker. E em 26 de outubro de 1945 começou a construção do atual prédio principal da escola. Com isso, a data oficial de comemoração do centenário da escola é uma mistura entre as duas datas importantes, levando em consideração o ano de fundação e o dia e mês de início da construção do prédio onde está a escola hoje.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido