Por Cassiane Rodrigues e Juliana Bencke
A equipe da Afubra de Venâncio Aires é formada por 43 pessoas. Entre elas, a coordenadora administrativa Marli Eloísa Schuster Wenzel. Prestes a completar 23 anos da empresa, ela começou trabalhando no crediário. Atualmente é responsável por questões administrativas e de Recursos Humanos relacionadas à loja. Cabe a ela o encaminhamento de toda a documentação para a matriz de Santa Cruz do Sul para os andamentos necessários.
Marli cita a expansão da loja e consolidação no município com o passar dos anos. “É um excelente lugar para trabalhar, sou muito realizada no que faço”, define. Ela também é ‘a voz’ da Afubra Venâncio, já que é responsável pelo atendimento telefônico da empresa.
VENDEDORA
Vera Lúcia Heinen é vendedora da área do bazar e atua na empresa há 21 anos. Ela começou no setor de limpeza, onde ficou por cinco anos. A promoção para fazer parte da equipe de vendas foi algo que a deixou muito feliz, já que gosta muito do contato com as pessoas. “Procuro sempre atender bem, entender a necessidade do cliente, dar dicas e ajudar no que for preciso”, afirma.
Aos sábados, ela também auxilia no setor dos pacotes. Com o incentivo da empresa, Vera também concluiu o Ensino Médio por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas.
O funcionário mais antigo
O avaliador Osvaldo José Bourscheidt, 61 anos, é o funcionário mais antigo da Afubra de Venâncio Aires: são quase 37 anos ‘de casa’. Ele começou a trabalhar na empresa em outubro de 1986, três anos após a abertura da unidade no município. Com atuação no departamento de Mutualidade, ele percorre as regiões para avaliar as lavouras afetadas por eventos climáticos, como granizo.
“No início era mais difícil para viajar e se comunicar pois não existia celular. As avaliações eram feitas manualmente. Meu primeiro carro, quando saía para fazer avaliações, foi um Jeep e depois um Fusca”, recorda. Osvaldo observa que houve uma evolução muito grande em termos de estrutura de trabalho. “Temos frota boa de carros para viagens, e as avaliações e os relatórios são feitos no celular”, cita.
“Nosso trabalho é gratificante pois atendemos associados de diferentes culturas nos três estados do Sul do Brasil.”
OSVALDO JOSÉ BOURSCHEIDT
Avaliador da Afubra desde 1986
A equipe do depósito da Afubra é formada por seis profissionais. Eles são responsáveis por receber, organizar o estoque e abastecer a loja com os produtos de fornecedores e os oriundos da matriz, em Santa Cruz do Sul. Além disso, cabe a eles o contato final com o cliente, na hora de levar o produto para casa. “Prezamos muito pelo bom atendimento e cuidado na hora de montar, testar os produtos ou carregá-los no carro do cliente, para evitar qualquer avaria. A venda começa na loja mas termina com nós, no depósito”, destaca o coordenador Paulo Roberto Schulz, 38 anos. Ele, que começou com um contrato de CIEE, já soma 21 anos de Afubra. Atuou no depósito, nas vendas, no controle de estoque e na expedição. “Gosto muito de trabalhar na Afubra e busco sempre estar bem preparado para atender da melhor forma.”
Uma loja completa com qualidade e tradição
A Agrocomercial Afubra trabalha com grande variedade de itens comercializados, desde o bazar até móveis, eletrodomésticos, itens de camping e lazer e segmento de máquinas, com ferramentas e equipamentos agrícolas. Ao todo, são mais de 30 mil itens disponíveis na loja.
Coordenadora de vendas, Anelise Kern está na função desde 2020, mas atua na Afubra há 17 anos. Ela destaca o vínculo de muitos anos criado com os clientes, que por meio de um atendimento próximo e acolhedor, criam relações de amizade. “Tem clientes que montam uma casa toda conosco, famílias que se renovam e sempre nos procuram. É muito gratificante”, comenta.
Há 17 anos, o Jorginho da Afubra
Jorge Luiz da Rosa é vendedor da Afubra de Venâncio Aires há 17 anos e atua no segmento dos eletrodomésticos. “É um excelente lugar para trabalhar, com um mix de produtos muito sortido para os clientes”, observa Jorginho, como é conhecido, que tem experiência com vendas há 37 anos.
O profissional lembra que trabalhava na antiga Lojas Renner e tem clientes que hoje o procuram para as compras na Afubra pelo contato de longa data. “Tive que aprender muita coisa logo que cheguei, era tudo novo, mas sempre tive apoio dos colegas e incentivo”, completa Jorginho, que está em constante aprendizado.