Na manhã desta quinta-feira, 13, mais uma vez o assunto ‘água’ foi pauta no Ministério Público de Venâncio Aires. Moradores da área urbana, juntamente do vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Nelsoir Battisti (PSD), realizaram uma reunião com o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto para tratar de questões relacionadas ao abastecimento de água nas residências. A reportagem acompanhou a reunião, na qual foram tratados assuntos como falta de água, tratamento de esgoto e água suja no município de Venâncio Aires.
O morador do bairro Cidade Alta, Silvio Antônio Haussen, integrou a comitiva na manhã de hoje e explicou que os problemas com a falta de água são recorrentes no bairro há muitos anos e que toda a população está cansada dessa situação. Ele, junto de demais vizinhos, até criaram um grupo de WhatsApp para se comunicar referente a falta de água. “Chegamos ao ponto de não aguentarmos mais a situação da água no nosso bairro. Quando tem água, ela vem suja. E esse é um problema ainda maior, pois não há condições de usá-la”, comenta.
O vereador Nelsoir Battisti manifestou, durante a reunião, que a situação no município ficou pior a partir de dezembro. “Os últimos dias estão sendo difíceis. Antes, não tinha água; agora, quando tem, é impossível consumir. O problema não é a falta de água, hoje o problema é a rede. Teve até uma equipe para verificar o encanamento e estiveram arrumando, pelo menos, 259 pequenas fugas nos canos em Venâncio”, relata.
Conforme o promotor, o próximo passo, após recolher as demandas da comunidade, será a realização de um novo encontro, ainda sem data definida, para repassar os pedidos à Corsan, com o objetivo de resposta para solucionar o problema da água no município.
Relembre
Não é a primeira vez que o grupo comparece ao MP para tratar de problemas com a falta de água. Eles estiveram no local há sete meses para falar do mesmo assunto. Haussen também lembrou que, em 2017, ocorreu um encontro na Prefeitura, com a presença de diversos moradores, prefeito, vereadores e representantes da Corsan, buscando soluções para essa demanda. No entanto, as faltas de água continuaram. Além disso, em 2019, foi realizada uma audiência pública para tratar do tema.
LEIA MAIS: Foi realizada na manhã desta terça-feira, 11, uma reunião liderada pelo prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim, para uma definição de prazo para o problema da falta de água ser solucionado.