Agroindústrias e viveiros se preparam para expor na Fenachim

-

A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) está próxima de começar, e um dos espaços mais atrativos do evento são as exposições de agroindústrias, viveiros, floriculturas e artesãos de Venâncio Aires. Neste ano, a Emater/RS-Ascar vai coordenar o espaço no Pavilhão Agroindustrial Leci Siebeneichler, onde ocorrem as exposições, juntamente com mais quatro entidades que juntas formam a comissão: Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Prefeitura Municipal e Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). A exposição ocorrerá em todos os dias de festa, que ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão.

Segundo o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, as entidades definem quem serão os convidados para exposição, sempre com prioridade para agroindústrias e produção locais. Somente nos casos de não ter representantes em Venâncio Aires são convidados participantes de outras cidades. “A intenção é promover o empreendedorismo, e se não encontrarmos agroindústrias de todos os setores por aqui, convidamos quem é de fora.”

Uma das 20 agroindústrias que vão marcar presença no evento será a Embutidos Coloniais Tangerinas, de Linha Tangerinas, que tem 15 anos. O proprietário Ademir da Silva, 55 anos, destaca que em todos os anos de Fanachim esteve presente vendendo seus produtos, entre linguiças suínas e mistas, torresmo (kriba) e banha de porco. Neste ano, não será diferente, porém, a expectativa é que seja a última vez que a empresa participe como agroindústria, isso porque já ultrapassou o valor máximo de vendas e tamanho de fábrica possível para a categoria e em meio ano deve expandir ainda mais. No entanto, Silva acrescenta que, mesmo assim, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) possibilitará participar de feiras como a Expoagro e a Fenachim.

A organização da Embutidos Coloniais Tangerinas para levar variedade e quantidade de produtos para a Fenachim deve iniciar mais perto da data de início da festa. “Como nosso estoque é perecível, não guardamos o produto por muito tempo, então mais perto da data vamos acelerar a produção e garantir as venda na Fenachim.”

A expectativa de Silva, que também conta com a ajuda da esposa Sandra, 53 anos, e das filhas Rafaela, 22 anos, e Luisa, 17 anos, é de vender em torno de 400 quilos de embutidos em toda a festa. Ele avalia que as pessoas estão geralmente comprando mais do que o normal, uma hipótese é que seja para compensar os anos de pandemia, que não tiveram feiras deste tipo.

Linguiças são o carro-chefe da agroindústria. (Foto: Roni Müller)

Estreia

A expectativa também é grande para quem vai participar da exposição pela primeira vez, como é o caso de Cláudia Raasch, 53 anos e Sérgio Müller, 68 anos, proprietários do Jardim Secreto das Suculentas, localizado na Linha 17 de Junho.

O viveiro de suculentas e cactos, que começou as atividades durante a pandemia, em março de 2020, estará na Fenachim expondo e vendendo plantas de variadas espécies, cores e tamanhos, produzidas a partir de hastes florais e folhas. “Acredito que a procura será metade de colecionadores e outra metade de demais visitantes. Todos podem esperar muitas novidades”, afirma Cláudia.

Cláudia e Sérgio se dedicam ao Jardim Secreto das Suculentas. (Foto: Roni Müller)

O casal estará todos os dias na feira e espera que, além das vendas, seja um momento para troca de experiências e conhecimentos com os compradores. O preparo para a exposição já começou há três meses, quando Cláudia plantou novas mudas e agora cuida para que se desenvolvam saudáveis e bonitas. “Mais perto da festa, farei uma última organização, embelezando os vasinhos com pedrinhas e dando os toques finais.” Os proprietários do Jardim Secreto das Suculentas projetam levar para a Fenachim cerca de duas mil mudas de plantas para serem comercializadas.

  • 20 agroindústrias vão expor no Pavilhão Agroindustrial Leci Siebeneichler. Além de um expositor de artesanato rural, 8 viveiros e floriculturas e a mostra de sementes crioulas. Na área externa também haverá exposição de meliponário (abelhas sem ferrão). Na feira de artesanato, serão 51 expositores, divididos em 16 espaços.
Na Fenachim, visitantes encontrarão variadas espécies de suculentas. (Foto: Roni Müller)

LEIA MAIS:

notícias rural Folha do Mate


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido