Há dois anos, os moradores do bairro Xangrilá contam com uma área de lazer intitulada Associação Alameda das Palmeiras. A iniciativa do projeto foi do empresário Silvio Nervo, 49 anos, atual presidente da associação, que conta com o auxílio no trabalho da vice-presidente Ana Paula Trabach. O mandato da gestão atual vai até outubro deste ano.
Tudo começou após um passeio de bicicleta, quando Silvio ainda morava no Centro de Venâncio Aires. Ele observou a área verde no bairro Xangrilá e ficou encantado. Por coincidência, algum tempo depois, surgiu a oportunidade de comprar o terreno ao lado da mesma área. “Aquele local lembrou a minha infância, quando tinha os campinhos de futebol que juntava todas as crianças do bairro. Eu queria proporcionar isso também aos meus filhos”, comenta. Nervo é pai de Natan, 8 anos, e Natália, 5.
A vontade de ter uma área de lazer no bairro uniu Silvio a outros moradores do Xangrilá. Após criar um grupo no WhatsApp para expor a ideia, a primeira reunião contou com apenas três pessoas. No entanto, o número de interessados cresceu, e atualmente, 50 famílias integram a Associação Alameda das Palmeiras. Os moradores se empenham no projeto e auxiliam nos cuidados necessários para manter o local de lazer organizado e limpo. Na associação, não é cobrada mensalidade, entretanto, são realizados eventos como o Dia das Crianças, churrascos comunitários, polenta com massa e outras atividades para arrecadar fundos e melhorar cada vez mais o espaço.
Com o auxílio da Administração Municipal, o sonho de Silvio foi realizado. Em 2022, ocorreu a inauguração do espaço de convivência. Desde então, muitas mudanças aconteceram. O último avanço foi a instalação da rede da quadra de vôlei, e o próximo desejo é cercar a área, construir um caminhódromo e, futuramente, uma sede. O espaço recebeu brinquedos, iluminação de LED e areia, em um investimento de R$ 22 mil. O recurso é oriundo de emenda impositiva da bancada do PDT na Câmara de Vereadores.
Aos finais de semana, a área de lazer é frequentada também pelos pais das crianças, que aproveitam o lugar para tomar chimarrão e olhar os filhos brincarem. Quem passa a maior parte do seu tempo brincando na área de lazer são os amigos Edward Loyah Staub, Lorenzo Souza, Davi Rocznieski, ambos com 9 anos. Os meninos afirmam gostar muito de brincar na Alameda das Palmeiras e o esporte que mais praticam no local é o futebol. “Eu estou aqui jogando bola quase todos os dias. Gosto muito desse lugar, é muito divertido”, conta Edward.
“O lugar é um excelente centro de convivência não só para as crianças, mas também para os pais. O local é público, é a nossa casa, mas isso também significa que devemos usufruir com bons hábitos e mantê-lo sempre limpo.”
SILVIO NERVO
Presidente da Associação de Moradores Alameda das Palmeiras