Alameda das Palmeiras: lugar de integração e lazer no bairro Xangrilá

-

Há dois anos, os moradores do bairro Xangrilá contam com uma área de lazer intitulada Associação Alameda das Palmeiras. A iniciativa do projeto foi do empresário Silvio Nervo, 49 anos, atual presidente da associação, que conta com o auxílio no trabalho da vice-presidente Ana Paula Trabach. O mandato da gestão atual vai até outubro deste ano.

Silvio é presidente da Associação Alameda das Palmeiras e reside ao lado da área verde (Foto: Júlia Brandenburg)

Tudo começou após um passeio de bicicleta, quando Silvio ainda morava no Centro de Venâncio Aires. Ele observou a área verde no bairro Xangrilá e ficou encantado. Por coincidência, algum tempo depois, surgiu a oportunidade de comprar o terreno ao lado da mesma área. “Aquele local lembrou a minha infância, quando tinha os campinhos de futebol que juntava todas as crianças do bairro. Eu queria proporcionar isso também aos meus filhos”, comenta. Nervo é pai de Natan, 8 anos, e Natália, 5.

Silvio é presidente da Associação Alameda das Palmeiras e reside ao lado da área verde (Foto: Júlia Brandenburg)

A vontade de ter uma área de lazer no bairro uniu Silvio a outros moradores do Xangrilá. Após criar um grupo no WhatsApp para expor a ideia, a primeira reunião contou com apenas três pessoas. No entanto, o número de interessados cresceu, e atualmente, 50 famílias integram a Associação Alameda das Palmeiras. Os moradores se empenham no projeto e auxiliam nos cuidados necessários para manter o local de lazer organizado e limpo. Na associação, não é cobrada mensalidade, entretanto, são realizados eventos como o Dia das Crianças, churrascos comunitários, polenta com massa e outras atividades para arrecadar fundos e melhorar cada vez mais o espaço.

Com o auxílio da Administração Municipal, o sonho de Silvio foi realizado. Em 2022, ocorreu a inauguração do espaço de convivência. Desde então, muitas mudanças aconteceram. O último avanço foi a instalação da rede da quadra de vôlei, e o próximo desejo é cercar a área, construir um caminhódromo e, futuramente, uma sede. O espaço recebeu brinquedos, iluminação de LED e areia, em um investimento de R$ 22 mil. O recurso é oriundo de emenda impositiva da bancada do PDT na Câmara de Vereadores.

Os meninos adoram jogar futebol no espaço do bairro em que moram (Foto: Júlia Brandenburg)

Aos finais de semana, a área de lazer é frequentada também pelos pais das crianças, que aproveitam o lugar para tomar chimarrão e olhar os filhos brincarem. Quem passa a maior parte do seu tempo brincando na área de lazer são os amigos Edward Loyah Staub, Lorenzo Souza, Davi Rocznieski, ambos com 9 anos. Os meninos afirmam gostar muito de brincar na Alameda das Palmeiras e o esporte que mais praticam no local é o futebol. “Eu estou aqui jogando bola quase todos os dias. Gosto muito desse lugar, é muito divertido”, conta Edward.

“O lugar é um excelente centro de convivência não só para as crianças, mas também para os pais. O local é público, é a nossa casa, mas isso também significa que devemos usufruir com bons hábitos e mantê-lo sempre limpo.”


SILVIO NERVO
Presidente da Associação de Moradores Alameda das Palmeiras


Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido