Os prefeitos da região aprovaram, por unanimidade, em reunião virtual da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), na noite deste sábado, 20, a proposta de apresentar ao Governo do Estado o plano de cogestão com protocolos de bandeira vermelha, para o modelo de Distanciamento Controlado.
Se o plano for aprovado pelo Estado, mesmo com a classificação preliminar em bandeira preta – que se refere a risco altíssimo por conta da propagação do coronavírus e baixa capacidade hospitalar -, a região de Santa Cruz do Sul poderá adotar protocolos mais flexíveis, que não exijam a suspensão de atividades no comércio e na indústria.
A proposta foi encabeçada pelo prefeito de Venâncio Aires, o médico Jarbas da Rosa. “Fiz um trabalho durante no dia inteiro com ligações e mensagens com os prefeitos e minha solicitação foi aprovada por unanimidade. Durante o fim de semana, técnicos trabalharão na elaboração dos protocolos para ficarmos na bandeira vermelha. O plano será apresentado na segunda-feira ao Estado”, explica.
De acordo com Jarbas, a proposta da Amvarp terá como pilares mais fiscalização para evitar aglomerações, aplicação de vacinas e busca por mais recursos para os municípios. “Venâncio foi um dos primeiros municípios que alertou, dias atrás, sobre o colapso que estava por acontecer”, lembrou.
Neste sábado, o prefeito confirmou que um segundo Centro de Atendimento Respiratório (CAR) será instalado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio, no bairro Cruzeiro. O início das atividades depende de contratação de médico.
Aulas presenciais serão suspensas em Venâncio, a partir de segunda-feira