Nesta quinta-feira, 19, 90 alunos de três escolas municipais de Venâncio Aires tiveram um dia diferente. Puderam sair da sala de aula e visitar o Centro de Trações Gaúchas (CTG) Lenço Branco, de Linha Cerro dos Bois, para participar de palestras, oficinas e apresentações sobre a tradição gaúcha. Participaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Cristino Goulart e Dom Pedro I, de Linha Cerro dos Bois, e Nossa Senhora de Fátima de Linha Campo Grande.
Entre as atividades, o sargento Valentim Galarsa da Patrulha escolar fez uma palestra sobre a segurança nas escolas, o peão farroupilha da 24ª RT, Gabriel Ferreira falou sobre a cultura gaúcha e algumas simbologias, e o encontro ainda contou com apresentações artísticas e musicais, e oficinas de encilhas e vaca parada. Participaram do evento também o patrono dos festejos farroupilhas Nelson Dornelles, o Tio Neco; o patrão do CTG Lenço Branco e presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Jonas Ricardo Heinen; a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer e o secretário de Cultura e Esportes e presidente da Semana Farroupilha, Sandro Kroth.
Heinen destacou que as escolas são parceiras de anos do CTG nesta atividade, que é realizada há 31 anos, e começou com a curiosidade das crianças em conhecerem as bandeiras. “Muitas crianças estão repetindo a participação e outras vêm pela primeira vez. Se naquela época as crianças eram curiosas, hoje também são.” Tio Neco orientou as crianças sobre a importância de participar e conhecer sobre a cultura gaúcha. “É um orgulho representar todos vocês, continuem estudando pois é o primeiro passo da vida para escolher uma profissão.”
Entre os alunos presentes esteve Vitor Daniel Bochi, 10 anos, que estuda no 5º ano da Emef Dom Pedro I. “Está sendo inesquecível, adoro a essência da tradição e aprender sobre a cultura do RS. Sou apaixonado por isso”, destaca o menino. Ele comenta que na família também cultivam a tradição participando de esportes, como o irmão que é treinador de cavalos de cancha de carreira e a sobrinha que monta em cavalos.
A diretora da escola e professora das turmas de 3º e 4º ano, Cássia Roberta da Silva, destaca que trabalha em aula com os alunos sobre a história e a cultura do povo gaúcho. “Planto a semente do tradicionalismo, desenvolvo as habilidades de cada um e levo os símbolos. Se gostam, incentivo a seguirem e cultuar a nossa tradição”, afirma ela, que é também prenda do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição.