Assistência e proatividade no comando do escritório da Emater em Vale Verde

-

As mulheres estão cada vez mais conquistando seus espaços de fala e de liderança, um processo de evolução que pode ser testemunhado em diversas áreas. Um dos exemplos está em Vale Verde, com a chefia do escritório local da Emater-RS/Ascar nas mãos da extensionista rural social Andréa Lencina Balbueno, de 54 anos.

Apesar da trajetória de mais de 33 anos na Emater, a carreira em Vale Verde é recente. Andréa é natural de Jaguari e chegou ao município em maio de 2022, como extensionista rural social. Passou a chefiar o escritório a partir de dezembro do mesmo ano.

A história de Andréa na Emater iniciou em São Borja, após um concurso de nível médio. Sua atuação sempre foi na área social. Segundo ela, o que mais gosta na função é prestar a assistência técnica e de extensão rural para muitas famílias. “Sempre foi um sonho entrar na Emater. Quando pequena, lembro dos Fuscas amarelos da Emater que passavam e falávamos que vinha vindo o pessoal da Emater”, brinca.

Andréa é dedicada ao trabalho e aos estudos. É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Atividades Criativas e Culturais, técnica em Meio Ambiente, tem Pedagogia para escolas profissionalizantes e é terapeuta de práticas integrativas. “Tenho essa necessidade de buscar conhecimento, ser criativa e buscar políticas públicas para ajudar as pessoas”, ressalta ela, que atua na Emater junto com o colega engenheiro agrônomo e extensionista rural João Antônio Leal da Silva.

Liderança feminina

Sobre ser uma mulher à frente do escritório, ela destaca que se sente empoderada e valorizada. Além disso, enfatiza a parceria com as lideranças masculinas, principalmente da Prefeitura e da Secretaria da Agricultura. Andréa comenta que, atualmente, os números mostram a curva crescente de mulheres em cargos de liderança na Emater. Na região de Soledade, onde estão 39 municípios, incluindo Vale Verde, são quatro mulheres como chefes locais de escritórios e duas gerentes regionais.

Ao chegar em Vale Verde, a extensionista destaca o encanto com a beleza do município e o trabalho que pode realizar com famílias e clubes de mães, pautando assuntos como a segurança e a soberania alimentar, promoção da saúde e o projeto Águas do Vale, que trabalha a proteção de nascentes – uma ação que está iniciando e, pelo menos, neste ano, a intenção é proteger cinco nascentes. “Nas visitas às famílias, somos um pouco psicólogos também. É preciso conversar, ouvir e compreender, conhecer as famílias e fazer encaminhamentos quando necessário. É preciso ver potenciais e motivar, e o maior resultado é ver as pessoas evoluindo. Isso não tem preço”, avalia.

Na chefia da Emater, Andréa trabalha com a parte de gestão do escritório, relatórios e coordenação dos trabalhos. “Me considero uma líder e quero que a Emater tenha cada vez mais visibilidade”, conclui.

“Me sinto realizada. Aprendo muitas coisas e estou sempre me desafiando. Quando a responsabilidade aumenta, não vejo como problema, mas como um desafio.”
ANDRÉA LENCINA BALBUENO
Chefe do escritório da Emater de Vale Verde



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido