Até que idade criança faz xixi na cama?

Sabemos há muito tempo que algumas crianças costumam fazer xixi na cama até uma boa idade. Este fato, também chamado de enurese, acomete cerca de 5 a 7 % dos meninos e cerca de 3 % das meninas. A enurese vem a ser a perda involuntária de urina, durante o sono, em uma idade em que isto já não deveria mais ocorrer.

Qual seria a causa deste distúrbio?
Existem diversas teorias sobre a sua causa. Muitos acreditam que a enurese é um atraso no amadurecimento da bexiga. Isto é, a capacidade da bexiga de armazenar a urina ainda não estaria completamente desenvolvida, pois, da mesma forma como existem crianças que demoram em caminhar, haveria também as que retardam o controle sobre a sua bexiga. Outra explicação diz respeito à inervação deste órgão, que ainda não estaria pronto para efetuar este controle. Por outro lado, também se sabe que algumas crianças têm o sono tão profundo que não acordam quando a bexiga dá o sinal de que está cheia.

Há, também outras teorias que relacionam a enurese com a baixa auto-estima de algumas crianças. Esta situação, muitas vezes, requer uma melhor avaliação por psicólogo.

O maior problema, entretanto, pode surgir, não com a enurese em si, mas sim, com a atitude dos familiares, cujas pressões ou broncas, muitas vezes, tendem a piorar muito a situação emocional da criança.

Mas o que se pode fazer?
Já há mais de 40 anos existe aquela espécie de alarme, para ser colocado na cueca ou pijama, o qual dispara ao menor sinal de xixi, fazendo a criança acordar. Deve-se levantar o astral da criança, melhorando a sua auto-estima. Pode-se oferecer uma espécie de premiação, toda vez que acorda com os lençóis secos. Deve-se regularizar os hábitos da criança, como ir ao banheiro a cada 4 horas. Por outro lado, o tratamento com remédios costuma apenas ser eficaz depois dos 9 ou 10 anos de idade.

É importante que se diga que a perda de urina durante o sono, geralmente, tendo a se resolver espontaneamente, ai pelos 5 ou 7 anos.

Felizmente, na maioria das vezes, também a cura espontânea dos casos mais resistentes acontece até a idade dos 12 ou 15 anos.

Para finalizar, pode-se dizer que toda criança com enurese deve, antes de mais nada, ser avaliada por um médico, para excluir outras causas, como uma infecção urinaria. Além disto, um bom acompanhamento psicoterápico facilitará a vida do pequeno paciente e do seu grupo familiar.

LEIA MAIS:

Doar órgãos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido