Um grande parque ambiental municipal será criado em Venâncio Aires. A área da Cascata Véu de Noiva, de Linha Cachoeira Baixa, no interior do município, será tornada pública. A área será repassada ao Município pela Marjan Negócios Imobiliários, como uma compensação de área institucional do condomínio fechado Blumen Garten. A partir disso, investimentos em infraestrutura serão feitos para deixar a área da cascata ainda mais turística.
Inicialmente, a área ganhará trilhas e corrimãos, conforme anunciou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, no programa Terra em Uma Hora, da Terra FM. O local possui 14 hectares e o projeto foi oficializado nesta manhã. Agora, projeto de lei seguirá ao Legislativo para regulamentar esse processo.
Há 45 dias, esse projeto já está sendo analisado. A empresa Marjan Negócios Imobiliários adquiriu as terras da cascata e repassou para a Prefeitura. “A área se tornará pública. Mas vamos encaminhar para a Câmara de Vereadores para que seja feita a permuta da área do condomínio fechado para área da Cascata que foi adquirida pela empresa”, especifica.
A empresa Marjan Negócios Imobiliários, de Mato Leitão, está construindo o primeiro condomínio fechado de Venâncio Aires, o Blumen Garten, no bairro Industrial, junto com a PAS participações. E por conta disso, precisava fazer uma permuta para o município, por conta de uma área de recreação que será feita no ambiente.
Em contato com a Prefeitura, a empresa decidiu investir na área da Cascata Véu da Noiva. “Fomos trocando ideias sobre onde investir, para que fosse bom para a Prefeitura e chegamos nesse local. Assim vamos repassar para o município a área e eles poderão usar para fomentar o turismo”, argumenta o sócio-proprietário da empresa, Dirceu Henkes.
A permuta passará por votação na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e, quando aprovada, a empresa passará a área para o município. “É uma compensação pela parte que vamos usar. Ainda vou auxiliar em algumas partes da infraestrutura, como em placas com informações, mas tudo será projetado ainda”, adianta.