Ceia de Natal já agita famílias: confira valores e dicas

-

Poucos momentos são tão simbólicos e esperados durante o ano quanto a ceia de Natal. É para ela que familiares e amigos se reúnem todo dia 24 de dezembro, para confraternizar e promover reencontros. Por ser tão importante, é comum que os preparativos comecem bem antes, nem que seja pela pesquisa de preços e busca pelo melhor custo-benefício.

Em levantamento realizado pela Folha do Mate junto a mercados de Venâncio Aires, foi constatado que o custo para uma ceia, suficiente para quatro pessoas – com ave de Natal, uva-passa, espumante, filtrado, panetone, lombo, arroz e farofa – sairia por R$ 100, aproximadamente, considerando os produtos mais baratos à disposição nos estabelecimentos comerciais. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), estima-se que cerca de 20% dos valores injetados na economia pelo 13º salário deverão ficar nos caixas do segmento.

Luiz Motta, CEO da Excelsior Alimentos, em participação ao programa Folha 105, da Terra FM, falou sobre como a empresa tem se preparado para o Natal. “Os nossos kits, por exemplo, são elaborados com a ave natalina, que é a grande protagonista da ceia, bolsa térmica, que é útil o ano todo, e outros itens que tornam inesquecíveis os momentos familiares. A gente se orgulha em estar em mais de 12 mil lares no Rio Grande do Sul”, disse.

Consumidores já estão pesquisando valores para montarem as suas ceias (Foto: Juan Grings)

PREPARO DA CEIA

Para quem não tem tanta intimidade com a cozinha ou gosta de fazer pratos mais elaborados, o preparo da ceia pode ser um momento um pouco mais estressante. A dica que o chef de cozinha Luciano Araújo – também participante do Folha 105 – dá é fazer tudo com o máximo de antecedência possível desde as primeiras partes.

“Vamos montar um cardápio que a gente vai fazer na nossa ceia e nos programar uma semana antes para ir comprando esses itens para montar a ceia. Eu sempre faço assim. Ali eu consigo os melhores preços, qualidade no produto, qualidade na carne e armazeno durante a semana em casa. No dia 24, eu acordo bem cedo e começo a cozinhar às 7h ou 8h da manhã para a ceia da noite. Gosto de fazer uma ceia completa”, disse.

Receita do chef para a ceia

Carne recheada

• Escolha uma carne, pode ser lagarto, picanha ou vazio, por exemplo. Sele a carne na frigideira e depois dê um corte para inverter esse selado para dentro da carne. Esse selado na carne não deixa que o recheio vaze e nem interfira no sabor da carne, deixando o recheio lá dentro. Depois amarre. Pode-se rechear com queijo, pimentões, cenoura, linguicinha ou outra opção a seu gosto.

Salada coleslaw

• Dois repolhos ralados, duas cenouras, uvas-passas brancas e pretas, um copo de iogurte, um copinho de creme de leite e pitada de mostarda.



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido