Concluída a recuperação de mais duas nascentes em Linha Cipó

-

Duas nascentes do arroio Sampaio tiveram o trabalho de recuperação finalizado, nesta semana, em propriedades rurais em Linha Cipó, no interior de Venâncio Aires. Com isso, já são 41 fontes de arroios já contempladas desde o início do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires, em 2018.

Uma delas está localizada na propriedade de Arceli Lineu Henn, 41 anos. Produtor de tabaco da CTA Continental Tobaccos Alliance, ele recebeu a obra patrocinada pela empresa. “Agora sabemos que o que estamos bebendo, uma água boa, de qualidade”, ressalta.

Além dele, da esposa Tatiana, 35 anos, e dos filhos Rafael e Raíssa, de 16 e 7 anos, os sogros e o pai também consomem a água da nascente que foi revitalizada. “Sempre utilizamos essa água. Era um poço grande, a água nunca baixou. Mas como era aberto, criava limo e atraia bichos. Antes sujava a caixa d’água e precisávamos ferver a água para beber. Agora é muito mais seguro e com qualidade”, destaca.

Fonte de água que abastece a família de Arceli Henn, em Linha Cipó, antes e depois do trabalho de recuperação da nascente (Foto: Divulgação)

O agricultor destaca a importância do projeto de recuperação das nascentes, realizado pelo Município, e o apoio da CTA, que desde o ano passado tem investido na recuperação das fontes em propriedades de produtores de tabaco vinculados à empresa. “É uma ajuda importante, uma recompensa”, considera Henn, que cultiva 50 mil pés de tabaco.

Além da propriedade da família Henn, foi concluído o trabalho de recuperação da nascente na propriedade de Noeli Weslling e do filho Leandro Weslling, viabilizada com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Venâncio Aires.

“Com essa obra, mudou muito para a gente. Agora temos certeza de que estamos bebendo uma água de qualidade.”
ARCELI LINEU HENN – Produtor rural

Mais duas obras em andamento

Outras duas obras abrangendo nascentes do arroio Sampaio começaram nesta semana. Uma está na propriedade de Amandio da Silva e Nelsi dos Santos da Silva, em Linha Cipó, e será recuperada a partir de recurso da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, com mão de obra de servidores da Prefeitura.

A outra, localizada na propriedade de Régis Posselt, em Linha Santos Filho, tem investimento da empresa CTA, que custeia material e mão de obra. Nesse caso, o pedreiro do município, Gilmar Schwants, que está à frente do trabalho das nascentes, e o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires, Vicente Fin, prestam orientação à equipe.

As intervenções realizadas nas nascentes têm o objetivo de garantir água de qualidade para famílias do interior do município, com instalação de canos para captação junto à nascente e construção de uma câmara e isolamento, para evitar a contaminação da água. Além disso, parte da água segue o curso normal do arroio, garantido uma ampliação do volume.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido