Composição da Câmara aponta para maioria da bancada governista, com nove representantes, contra seis da oposição.
Com 167 nomes à disposição, a população venâncio-airense escolheu, no domingo, 6, os 15 representantes na Câmara de Vereadores para o mandato 2025-2028. A maior bancada é a do PDT, com cinco cadeiras, seguida do PP (três), MDB (duas) e PL, Podemos, Republicanos, PSB e PSD, com um representante cada.
Vereador mais votado na Capital do Chimarrão nas duas últimas eleições, Tiago Quintana (PDT) perdeu 161 eleitores de um pleito para o outro. Entre os vereadores que foram reeleitos, Ezequiel Stahl (PL) – em 2020, era candidato pelo PTB – perdeu 14 eleitores. A maior queda foi de Nelsoir Battisti (PSD), que teve 442 votos a menos em quatro anos.
Quatro vereadores reeleitos tiveram aumento na votação. O maior crescimento foi de Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) – em 2020, representava o PSL, que depois virou União Brasil -, com 324 votos a mais. Os outros três, Eligio Muchila (PSB), Gilberto dos Santos (MDB) e Diego Wolschick (PP) – este último, anteriormente, era candidato pelo PTB – também tiveram acréscimo, porém menos expressivo, com 128, 59 e 41 votos, respectivamente.
Quatro integrantes do Legislativo reduziram a votação e não foram reeleitos. Clécio Espíndola, o Galo (MDB) – em 2020, era do PTB – foi quem mais perdeu eleitores, com uma queda de 497 votos. Bombeiro Soares (Republicanos) perdeu 331 eleitores, Sandra Wagner (PSB) caiu 199 votos e Renato Gollmann (Podemos) – antes era do PTB – teve 122 votos a menos.
Ainda houve dois candidatos que tiveram crescimento nas urnas, mas não se reelegeram. Gerson Ruppenthal e Sid Ferreira, ambos do PDT, ganharam 152 e 100 eleitores, respectivamente, mas não ocuparão cadeiras na Casa do Povo.
Entre os suplentes de 2020 e que estão eleitos neste pleito, Alberto Sausen (Podemos) – em 2020, PTB – aumentou 221 votos. Luciana Scheibler e Alessandra Ludwig, ambas do PDT, ganharam 437 e 347 votos, respectivamente.
Os vereadores César Garcia (PDT) e André Kaufmann (PSDB) – eleito em 2020 pelo PTB – não tentaram a reeleição. Enquanto isso, Dudu Luft (PDT), Dra. Sandra Silberschlag (PP), GP Jeferson Schwingel (PP) e Everton Dias (PDT) são as novidades desta eleição, eles que não tinham se colocado à disposição da comunidade em 2020.