Conheça 15 habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho

-

A habilidade designa a capacidade que nós temos par realizar algo, a competência para executar tarefas ou lidar com uma situação específica. As habilidades não são imutáveis, ou seja, elas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Para ingressar no mercado de trabalho você precisa saber quais as suas habilidades para que possa investir no seu potencial e se destacar como um profissional de alta performance.

Sendo assim, nesse post iremos falar sobre habilidades profissionais e pessoais e as formas que elas se interconectam. Confira!

O que são as habilidades profissionais?

Habilidades profissionais são as características que permitem que você obtenha sucesso profissionalmente, pois em geral, são competências ligadas ao ambiente corporativo e são essas características que vão distinguir você de outros candidatos.

Isso se faz importante porque o conhecimento acadêmico sozinho não é suficiente para suprir as demandas e os desafios que o mercado de trabalho apresenta. O conhecimento técnico se tornou um pouco menos importante, ou seja, é o mínimo desejado.

O que que empresas procuram quando abrem uma vaga?

Os recrutadores geralmente se atentam às informações principais para então, decidir se o currículo merece ou não ser analisado. E é nesse momento que o candidato precisa chamar a atenção do seu futuro empregador.

Ter boas passagens profissionais, ensino avançado e uma carreia sólida podem ajudar, mas, por outro lado o mercado precisa que o profissional vá além.

Ter um bom conjunto de habilidades e bom relacionamento com a equipe tem sido um diferencial. Por conta disso, segue abaixo algumas habilidades profissionais que podem fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

1. Boa comunicação

Boa comunicação é saber passar exatamente o que se quer falar, uma comunicação verdadeira e eficaz que envolve também ouvir atentamente, se comunicar com clareza oralmente e por escrito além de transitar entre diferentes públicos da corporação.

Com isso, é muito importante ter o discurso alinhado especialmente quando muitas pessoas de diferentes tipos de cultura convivem na mesma equipe.

2. Ser resiliente

Capacidade de passar e se recuperar facilmente das adversidades, adaptar-se à realidade ou entendê-la profundamente para poder transformá-la.

Da mesma forma, é importante que o profissional seja flexível para encontrar meios para melhorar a situação e saber também ser neutro pra conseguir melhorar a compreensão e alterar o cenário atual.

3. Saber trabalhar em equipe

Para trabalhos em grupo é preciso interação entre os membros e a habilidade de saber trabalhar bem em equipe é fundamental na hora do recrutamento.

4. Ter empatia

A empatia leva o indivíduo a se colocar no lugar do outro buscando também a compreensão. Por isso, é fundamental que isso ocorra na comunicação para que todos estejam a par do cenário real.

5. Estar disposto a aprender

Os candidatos que estão dispostos ao conhecimento são mais bem vistos pelos empregadores. Agilidade e disponibilidade também contam muito.

6. Liderança e capacidade de gerenciar

Os profissionais da gerência ou diretoria precisam necessariamente ser organizados e saber trabalhar sob pressão. Atualmente o mercado procura líderes proativos e independentes para manter o time coeso e atualizado.

7. Autoconhecimento e ética

É um posicionamento que não se aplica só ao trabalho, pois a habilidade de estar consciente de como suas palavras e ações são percebidas intencionalmente ou não é um dos fundamentos para o sucesso.

8. Compatibilidade com os valores da empresa

Essa é uma das habilidades de estar alinhado com a missão e objetivos da empresa, pois colaboradores que não entendam a organização dificilmente conseguirão desenvolver um bom trabalho ou se comunicar com o público-alvo da forma esperada.

Contudo, responsabilidade, ética e até mesmo cuidados com a imagem pessoal são importantes para quem deseja se integrar ao mercado de trabalho.

9. Ter uma visão estratégica do mercado

Com a instabilidade do mercado, os profissionais têm que ter uma visão ampla e clara sobre a realidade da área que atuam, pois propor ideias apenas para agradar a liderança ou que não estejam alinhadas com a realidade do cenário podem levar ao declínio profissional.

Ler muito e observar o que a concorrência anda fazendo são habilidades que fazem você se destacar no mercado. Na realidade, isso é uma das habilidades fundamentais em qualquer cenário de negócios.

10. Habilidade de relacionamento interpessoal

É preciso ter um perfil profissional capaz de trabalhar bem em equipe, pois até mesmo os empreendedores precisam da ajuda de um grupo com boas ideias a oferecer.

Profissionais que mantêm bom relacionamento interpessoal e que conseguem se dar bem com as pessoas que o cercam constroem um ambiente profissional agradável que motiva a todos a alcançar resultados lucrativos.

11. Ser aberto para mudanças

Um perfil profissional de sucesso é aquele que consegue não apenas se adaptar às mudanças como também enxergar as oportunidades nelas. Manter uma atitude positiva pode trazer a chance de se qualificar e mudar sua vida profissional.

12. Ter uma mente criativa

Com o avanço da internet e as novas tecnologias, as estratégias de marketing e o estreitamento das formas de comunicação das pessoas estão exigindo a busca por profissionais criativos, que tragam ideias diferentes para atrair o público e se destacar no mercado.

As empresas estão sedentas por mentes revolucionárias, que fortaleçam a sua formação técnica com habilidades pessoais para apresentar melhorias e estratégias inovadoras.

13. Ser responsável

O mercado corre dos profissionais que não organizam suas tarefas, que vivem perdendo prazos, que não conseguem assumir responsabilidades diante dos erros ou delegarem todas as atividades para outras pessoas. Esses dificilmente sobrevivem em uma empresa.

14. Ser persistente

Diante da concorrência, estudantes que ainda estão na universidade já precisam buscar novos valores que garantam um diferencial para carreira. Diante dos empecilhos, negativas e rejeições, ser persistente é uma das maiores habilidades de um perfil profissional.

15. Ter coragem para assumir riscos

Ficou para trás o tempo em que os profissionais batiam ponto pela manhã e seguiam uma rotina tranquila de trabalho dia após dia, como foi repetido por longas décadas. O mercado precisa de pessoas criativas, que fujam das regras de vez em quando e consigam fazer a diferença assumindo riscos.

Conclusão

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais exigente por conta da escassez de vagas que se tornam altamente disputadas. E nesse cenário, os empregadores permanecem em busca de pessoas qualificadas e que se encaixem melhor no perfil profissional da empresa.

Não basta apenas concluir o ensino médio ou faculdade e ir para o mercado de trabalho, as empresas querem muito mais que isso, querem testar suas habilidades e multifuncionalidade.

Todavia, é fundamental identificar qual é o tipo de função exigido atualmente e saber como se adequar a elas. Engana-se quem acha que o mercado atual exige apenas alta qualificação para a execução de trabalhos, desde os mais simples até os mais complexos, cada vez mais é preciso desenvolver habilidades.

E quando não tiver muitas dessas habilidades e precisar delas para conseguir uma oportunidade, faça cursos de capacitação, esteja sempre disposto a aprender, seja autocrítico e sempre proativo, chamando assim a atenção dos recrutadores para um perfil que está pronto para ser lapidado de acordo com as necessidades da empresa.

Por fim, a dica de ouro é: use sa suas melhores habilidades para poder executar com maestria o que se propõe a fazer e com isso aumente suas chances de ser promovido para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido