Nesta sexta-feira, 26, é comemorado o Dia dos Avós e, para lembrar a data, a reportagem da Folha do Mate entrevistou uma vovó especial, que tem 13 netos, 11 bisnetos e três tataranetos. Gerda Maria Niedermayer, 89 anos, é exemplo de vitalidade e lucidez e faz questão de dizer o quanto é feliz pela família que tem.
A aposentada, que trabalhou a vida toda como agricultora, teve oito filhos com o marido Carlos, falecido em 1999. As companhias diárias da moradora de Linha Marechal Floriano são a nora Ângela Nair Niedermayer, 49 anos, casada com o filho Ademir Niedermayer, 56 anos, e a neta Eduarda Niedermayer, 19 anos.
Eduarda conta que a sua família, devido à proximidade de moradia – residem lado a lado – ajuda a cuidar da avó, principalmente com relação aos cuidados com remédios, consultas médicas, exames e compras que a aposentada necessita. Apesar da idade, Gerda ainda reside sozinha e é independente.
Ter a companhia da neta – quando possível, já que a jovem trabalha como secretária e é graduanda de Ciência Contábeis na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – é uma felicidade para Gerda, que sempre é atenta e preocupada quando a jovem sai de casa. “É muito bom ter ela perto, conversamos bastante sobre antigamente”, afirma a neta. Gerda inclusive tem boa memória e lembra das brincadeiras com a neta, quando a cuidava no turno oposto ao da escola. “Ela brincava que era a professora e eu tinha que tomar conta das bonecas, os alunos dela”, conta, aos risos, a avó, que afirma que a neta era “comportada e não aprontava artes”.
A neta reforça que, neste momento da vida, é a hora de retribuir todo amor e cuidado que recebeu da avó na infância. “Ela é uma querida, gosto dela sempre comigo”, diz Gerda, se referindo a Duda, como é chamada carinhosamente. Nos fins de semana, Gerda visita o filho mais próximo, Ademir, e toda família também vai ao interior para ver a matriarca. Quando possível, a aposentada também visita os demais filhos e fica alguns dias na casa de cada um.
Leitora do jornal Folha do Mate, a moradora de Linha Marechal Floriano também gosta de passar o tempo olhando televisão, ouvindo rádio e conversando com as visitas que recebe na sua casa, junto com um chá ou chimarrão. Religiosa, ela tem um terço que sempre mantém por perto e reza pelos filhos, netos, bisnetos e tataranetos. A nora Ângela é assinante do jornal desde 2016.