Emater realiza curso de processamento artesanal de compotas e geleias em Linha Cerro dos Bois

-

Na terça-feira, 25, mulheres que trabalham com a produção de morangos no município de Venâncio Aires tiveram a oportunidade de participar de um curso sobre o processamento artesanal de compotas e geleias, promovido pela Emater de Venâncio Aires. A atividade foi conduzida pela extensionista rural e social da Emater, Viviane Röhrs, no salão da comunidade de Linha Cerro dos Bois, no interior da Capital do Chimarrão.

O curso contou com a participação de 14 mulheres rurais, sendo 12 produtoras de morangos, de diferentes localidades do interior do município. Para a extensionista, o encontro foi importante pela troca de conhecimentos, com atividades em grupo e compartilhamento de experiências. “Muitas nem se conheciam, então foi uma oportunidade para realizarem uma atividade em conjunto, além de conhecerem outras realidades dentro da produção de morangos”, destaca.

Ela explica que o curso atendeu a uma demanda das agricultoras, com o objetivo de ampliar o aproveitamento do morango nas propriedades. Embora a maioria já produzisse geleias, a capacitação possibilitou o aperfeiçoamento das técnicas e trocas de experiências. “Além da geleia de morango, foram preparados doce cremoso de abóbora com coco, geleia de uva, compotas de goiaba, abacaxi e figo, além de goiabada de corte. Durante a atividade, foram compartilhadas diversas receitas e truques essenciais para a elaboração desses produtos”, conta.

A Emater de Venâncio Aires tem desenvolvido, há algum tempo, um trabalho voltado à segurança e soberania alimentar das famílias rurais, incentivando o melhor aproveitamento dos alimentos, como foi o caso do curso de compotas e geleias. “Muitas vezes, durante a safra de determinada fruta, as famílias não sabem como armazená-la corretamente. Atividades como essa são fundamentais, pois ensinam alternativas para conservação sem a necessidade de freezer, garantindo que os produtos possam durar na prateleira por um ou até dois anos. Dessa forma, as agricultoras conseguem aproveitar melhor os alimentos disponíveis em suas propriedades”, conclui.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido