Em reunião segunda-feira, 28, na Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federais do PDT gaúcho começaram a preparação para um seminário que a sigla pretende realizar no sentido de avaliar as eleições municipais e o cenário político para 2026, ano em que haverá eleição de governadores, deputados estaduais, federais e senadores.
No encontro, houve a retomada de Romildo Bolzan, recém-eleito prefeito de Osório, à presidência do partido. Bolzan esteve licenciado para concorrer ao cargo da Prefeitura da cidade litorânea.
O seminário proposto pelo partido será realizado em novembro e pretende reunir filiados de todo o Estado, além de candidatos a prefeito, vice e vereadores, eleitos ou não. Conforme o deputado Airton Artus, há uma forte unidade entre os participantes do encontro de que o partido precisa reposicionar seu discurso e posicionamentos, deixando de lado os extremos que polarizam a política no país.
“Encaminhamos um grande seminário para rediscutir a participação eleitoral e o posicionamento do PDT frente aos desafios que temos no RS e no país. Precisamos resgatar a identidade própria, evitando os extremos. Temos uma grande história e não podemos fugir disso, de um projeto equilibrado, focando no trabalhismo”, valoriza Artus.
Além do deputado estadual Airton Artus e do presidente Romildo Bolzan, participaram os federais Afonso Motta e Pompeu de Mattos, os estaduais Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Luiz Marenco, o secretário estadual do Trabalho, Gilmar Sossella e o vereador reeleito de Porto Alegre, Márcio Bins Ely.
Fonte: AI deputado Airton Artus