A Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) tem expectativa de implementar, em 2023, um entreposto de ovos. O local, destinado ao recebimento, acondicionamento, identificação e distribuição de ovos in natura, é considerado fundamental para atender a demanda da cooperativa, na busca de novos mercados e mesmo contribuir para formalizar a venda de muitos produtores.
Atualmente, conforme dados da Emater, Venâncio Aires tem duas agroindústrias de ovos e apenas uma delas (Avesfrey, de Linha Cecília) fornece na feira dos produtores. “Praticamente vai tudo nessa venda direta e quase não sobra para a cooperativa, porque a demanda é muito grande. Se tivesse mais, poderíamos ofertar para os locais onde já levamos outros alimentos, como quartel, na merenda escolar e mesmo PAA”, destaca a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes.
Com o entreposto, ela diz que vários produtores do município, que hoje vendem informalmente, poderiam se cadastrar e fornecer diretamente à cooperativa. “Até 10 produtores poderiam se cadastrar junto à Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Então, seriam duas frentes atendidas: a regularização desses produtores e suprir a demanda por ovos, que só cresce e que nos daria oportunidade de buscar novos mercados.”
Projeto
Para implementar o entreposto, já existe um espaço de 254 metros quadrados junto ao pavilhão da Cooprova, no Acesso Leopoldina. O projeto arquitetônico também está pronto, assim como já foram liberados os alvarás da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Meio Ambiente e do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
“Falta o dinheiro”, resume Mônica Moraes. Segundo ela, seriam necessários R$ 100 mil para remodelação do espaço, com construção de áreas específicas com banheiros e vestiários, e mais R$ 100 mil em equipamentos, como estruturas em inox e máquina de lavar, secar e de ovoscopia. Este item é importante para a seleção e classificação dos ovos, identificando trincas, por exemplo, o que evitaria a contaminação.
Busca em Brasília
Como se trata de um investimento alto para viabilizar com recursos próprios, dos atuais 230 associados, a Cooprova ‘aposta as fichas’ em Brasília. Para ajudar na intermediação, o vereador André Kaufmann (Mais Brasil) encaminhou pedido para buscar emenda junto ao deputado federal Marcelo Moraes (PL).
“Apresentamos o projeto para o deputado Marcelo e acho que vamos conseguir esse recurso para viabilizar o entreposto. Ele vai beneficiar todos os agricultores de Venâncio Aires, podendo atender a demanda local e de programas federais e municipais”, comentou Kaufmann.
O parlamentar também esteve no Ministério da Cidadania, para buscar a liberação de recursos livres para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além de verbas para a área da agricultura, Kaufmann integrou a comitiva venâncio-airense que esteve na capital federal na semana passada atrás de emendas para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
4º rótulo
• Assim que o entreposto virar realidade, os ovos serão o quarto alimento que a Cooprova vai comercializar com marca própria. “Temos o feijão e o arroz. Agora em dezembro lançamos o filé de tilápia com nosso rótulo e, quem sabe, logo em seguida, os ovos”, projeta Mônica Moraes.