No dia 29 de julho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke completou 70 anos de história. Localizado em Centro Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires, o educandário atende atualmente 110 alunos da própria localidade e também de Linha Marechal Floriano, Linha Antão, Linha Arroio Grande, Linha Brasil, Linha Isabel, Linha Saraiva e Linha Esperança.
Com atendimento do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos dois turnos o quadro docente da escola conta com nove professores e três funcionárias. A diretora Raquel Elisabete Schmidt explica que o espaço da escola é formado por dois prédios. No primeiro estão a sala dos professores, secretaria, sala da direção, três salas de aula, laboratório de informática e dois banheiros adaptados. Já no segundo ficam duas salas de aula, biblioteca, cozinha, dois banheiros, banco do livro, sala de recursos (em processo de implantação), e um saguão que também é utilizado como refeitório.
Para a diretora o sentimento nestes 70 anos é de pertencimento à escola, e também orgulho e honra, o que faz todos trabalharem para que esta história e legado tenham continuidade. Além de Raquel estão na equipe diretiva a vice-diretora Cristina Stein Padilha, supervisora Patricia Inael de Borba Manganelli e orientadora Marione dos Santos Drebel, que também é professora na sala de recursos.
Comemoração
Em alusão aos 70 anos, nesta sexta-feira, 11, será realizada uma festa no Ginásio da Sociedade União Imigrantes do Brasil (Suib), de Centro Linha Brasil com início às 19h. Todos que fizeram e fazem parte da história da escola estão convidados a participar. Na noite terá ato solene, apresentações artísticas, brincadeiras, sorteios de brindes, jantar, bolo de aniversário e sonorização da Áudio Vip. As vendas de cartões para a janta já foram encerradas.
História
• Criada em 1953 a Escola Rural de Centro Linha Brasil, iniciou suas atividades em uma igreja da localidade com o primeiro diretor Ivan James de Böhr. Logo depois em 1954 a escola passou para o antigo Salão Pilz da comunidade.
• Posteriormente, em 1957 lançou-se a pedra fundamental para a construção de um dos prédios, onde hoje ainda funciona a escola que foi a primeira construída na zona rural de Venâncio Aires.
• O terreno onde está construída a escola possui uma área de 8.830,24 metros quadrados, e foi doado por Ricardo Theodoro Pilz e sua esposa para a Prefeitura de Venâncio Aires.
• Em 11 de julho de 1968, a escola passou a denominar-se Escola Rural Cristiano Bencke nome escolhido em homenagem ao primeiro imigrante a fixar residência na localidade. A escola, que em 1985 tornou-se estadual, em 1997 teve a manutenção transferida para o município de Venâncio Aires, mas em 1999 voltou a ser novamente do Estado, com a nomenclatura atual de Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke.