Escola Dois Irmãos promove gincana tradicionalista

-

Neste ano, a Semana Farroupilha na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos foi diferente de todas as outras. A comunidade escolar foi desafiada com uma gincana tradicionalista, que contou com a participação não só de alunos e professores, mas também com o auxílio dos pais para a realização das tarefas. Entre as atividades da semana, esteve uma palestra realizada pelo peão e tradicionalista Gabriel Ferreira e também apresentações artísticas do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição.

Conforme a diretora, Maria Cristina Dornelles, a dinâmica tem como objetivo preservar e promover a cultura tradicionalista, fomentar o trabalho em equipe e a integração entre os participantes, proporcionar entretenimento e aprendizado de forma divertida, além de buscar o conhecimento da cultura local. As atividades iniciaram no dia 16, quando todos os alunos foram reunidos no pátio e, após a hora cívica, foram anunciadas as regras e passos da gincana tradicionalista.

O primeiro passo foi dividir as equipes por turmas, escolher um nome para o time e um grito de guerra bagual. A turma que completasse 100 pontos ao final da atividade seria a equipe vitoriosa e ganharia um churrasco. Na segunda tarefa, cada turma precisou levar até o ginásio da escola um casal com a pilcha completa. No dia 18, os alunos foram desafiados a laçar uma vaca parada, onde cada acerto valia cinco pontos e cada turma tinha direito a quatro armadas.

A gincana continuou no dia 19, com a atividade do nó no lenço. Cada equipe foi representada por um aluno que deveria fazer o nó corretamente, recebendo 10 pontos. Após a atividade, a diretora anunciou o próximo passo, que foi realizado ontem, quando os alunos levaram até a escola uma cambona e explicaram seu uso.

Entre as atividades da semana, esteve uma palestra realizada pelo peão e tradicionalista Gabriel Ferreira (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 24, a gincana terá como tema o chimarrão, quando os alunos deverão preparar um mate em 11 segundos, levando em consideração o funcionamento e agilidade. A dinâmica se encerra na quarta-feira, 25, com a divulgação do resultado. A diretora avalia que as brincadeiras são oportunidades de vivência para os alunos conhecerem as culturas do Rio Grande do Sul. Segundo ela, o trabalho em equipe também é muito importante e traz aprendizado para os estudantes, promovendo a integração entre as turmas. “Ficamos surpresos com a atenção e curiosidade em relação ao assunto em pauta. Com certeza faremos mais momentos como esses”, comentou.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido