Escola Monte das Tabocas recebe a primeira oficina do projeto VerificaON

-

Por Luana Schweikart e Taís Fortes

O jornal Folha do Mate, por meio do caderno jovem Na Pilha!, e com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), deu o pontapé inicial no projeto VerificaON. Na quinta-feira, 22, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas, do Centro, recebeu a primeira oficina de educação midiática sobre combate à desinformação.

Na oportunidade, quase 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, além de professores do educandário, participaram da atividade. Durante a oficina, o coordenador do Curso de Comunicação Social da Unisc, Willian Fernandes Araújo, apresentou informações sobre o surgimento do Jornalismo e o papel dele na sociedade, esclareceu o que são fake news e porque elas são criadas e repassou aos alunos dicas de como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.

“Tem muita desinformação para consolidar opiniões sobre o mundo, não importando a realidade, e isso se vê muito na área futebolística e política”, comentou o professor. Ele também destacou que o Jornalismo é uma ferramenta social para que seja possível conversar enquanto sociedade. “O jornalista e a jornalista são aqueles profissionais que vão estudar durante quatro anos para produzir informações com a melhor qualidade e veracidade possíveis”, ressaltou.

O jornalista destacou que o objetivo é que os estudantes reflitam sobre como podem ser mais proativos ao olharem para as informações e saberem decidir o que é verdadeiro e o que é falso. “Fake news existem porque podem gerar recursos financeiros e tem gente que usa desta tática para consolidar visões próprias sobre o mundo”, mencionou.

“As fake news não fazem bem para a sociedade, porque não tem conversa, e o jornalismo é uma ferramenta essencial para reverter essa questão, porque ele evita que as falsas informações aconteçam e se disseminem.”

WILLIAN ARAÚJO – Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unisc

Ações

A atividade ainda contou com a presença da editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz, das repórteres Luana Schweikart e Taís Fortes, e do comunicador da Rádio Terra FM, Renan Zarth. Durante a manhã, os alunos também participaram da dinâmica denominada ‘Detetives das Fake News’, pela qual identificaram notícias verdadeiras e falsas.

Além disso, ocorreu um intervalo pilhado e os estudantes realizaram o quiz ‘Q?’, que também está disponível no site folhadomate.com, para testarem os conhecimentos sobre desinformação.

A próxima escola que receberá a oficina de educação midiática é a EEEM Crescer, do bairro Coronel Brito. A ação ocorrerá na manhã da próxima terça-feira, 27. Depois, no dia 4 de outubro, será a vez da terceira e última escola contemplada nesta primeira etapa, a EEEM Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro.

Veja mais fotos da primeira oficina

Relatos de quem participou

Maria Manoela Carvalho de Oliveira, 18 anos, foi uma das estudantes do 3º ano do Ensino Médio que participou da primeira oficina do projeto. Ela classificou a atividade como muito boa e diz que saiu da escola conseguindo identificar melhor o que é uma fake news e como alertar os familiares próximos sobre esse assunto. “Não era tão ligada nisso, mas agora percebo que conheço muitas pessoas que compartilham fake news, principalmente pessoas mais velhas ao meu redor e vou repassar estas dicas para eles.”

Eliezer de Oliveira, 17 anos, também participou e teve a pontuação máxima no quiz ‘Q?’, aplicado pela equipe do jornal. Para o jovem, o que mais chamou a atenção foi poder conhecer mais sobre o jornalismo e todas as questões que envolvem a profissão, como o cuidado com as informações.

Eliezer e Maria destacam a importância da atividade realizada na escola Monte das Tabocas (Foto: Renan Zarth/Terra FM)

O jovem Lucas Fernando da Silva, 18 anos, também gostou muito de participar da ação, principalmente porque a oficina fugiu da rotina diária da escola. Ele contou que já ouviu falar muito sobre notícias falsas no Instagram e no WhatsApp, mas aprendeu muita informação nova durante a oficina. “Gostei de todas as atividades, principalmente das dicas de como identificar fake news. Vou tentar compartilhar elas com a minha mãe”, relatou o jovem, que acertou nove das dez questões do quiz ‘Q?.

Lucas destaca as dicas sobre como identificar notícias falsas repassadas pelo professor da Unisc (Foto: Renan Zarth/Terra FM)

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido