O problema da constante falta de água, especialmente na parte alta da cidade, foi tema de reunião na sexta-feira, 8, na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Venâncio Aires. Participaram do encontro, os vereadores Gerson Ruppenthal (PDT), Eligio Weschenfelder (PSB) e Renato Gollmann (PTB); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti e moradores do bairro Cidade Alta, além do superintendente da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein e o gerente local, Ilmor Dörr.
Os participantes da reunião falaram da necessidade de medidas emergenciais e a longo prazo. O secretário Nelsoir Battisti sugeriu a perfuração de um poço na área que fica nos fundos do Parcão, no bairro Bela Vista.
O vereador Eligio Weschenfelder indicou três ações. “Penso que seria interessante uma campanha para que os moradores que não possuem reservatórios, instalem, e assim possam amenizar o problema da falta de água. Outra medida a médio e longo prazo, seria construir piscinões ou uma represa para armazenar água. E como uma medida imediata sugiro a utilização da água de um poço existente no Parque do Chimarrão”, comentou. Gerson Ruppenthal acredita que seria importante investir na troca de equipamentos e perfuração de poços.
O superintendente da Corsan informou que, na quinta-feira, foi feita a instalação de mais uma bomba na estação de captação, o que possibilitou o aumento da produção de água. “Com esta ação devemos voltar a condição de 15 dias atrás, quando havia um abastecimento normal. Não fizemos esta melhoria antes porque, no fim do ano, faltaram insumos, fornecimento de equipamentos. Nem tudo a gente tem conseguido comprar. A bomba que instalamos levou quase 15 dias pra conseguirmos com o fornecedor”, reiterou. Segundo a Corsan, a melhoria realizada vai trazer tranquilidade no abastecimento em Venâncio Aires.
Ao mesmo tempo, a companhia se comprometeu em realizar outras ações imediatas como verificar a possibilidade de utilizar o poço existente no Parque do Chimarrão, perfurar mais poços e trabalhar na recuperação de outros que não estão podendo ser usados. Além disso, pediu a relação de moradores que possuem problemas pontuais e mais frequentes de abastecimento, para que a Corsan possa fazer uma análise individual de cada situação.