As convocações dos candidatos selecionados pela lista de espera do Sisu 2025 começaram na última quarta-feira, 12, informou o Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino superior públicas participantes do programa Sisu são responsáveis por convocar os candidatos e divulgar a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.
Os candidatos devem consultar as listas de espera diretamente nas instituições de ensino em que se inscreveram, pois o MEC não publica uma lista geral. Cada universidade estabelecerá seu próprio cronograma e regras para o preenchimento das vagas, de acordo com o edital do Sisu 2025.
A maioria das instituições participantes do Sisu é da rede federal, oferecendo ensino gratuito aos estudantes. O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu informa também que o prazo estendido para convocações, que vai até 30 de setembro deste ano, visa atender tanto aos cursos com início no primeiro semestre quanto àqueles com início no segundo semestre de 2025.
Somente puderam se inscrever nesta lista do Sisu os estudantes que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das duas opções de cursos e universidades, feitas no período regular de inscrição do Sisu, encerrado em janeiro. A convocação da nova lista segue a ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse na lista de espera.
No RS, sete instituições participam do programa:
*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Folha do Mate