Insetos chegam às casas junto com o calor; saiba como evitar infestações

-

Com os dias quentes, que começam a ser registrados mais frequentemente nesta época do ano, a presença de insetos, especialmente à noite, também se torna cada vez mais comum. Além dos já bastante recorrentes, como baratas, moscas e mosquitos, Venâncio Aires tem acompanhado a aparição de outro visitante que andava um pouco sumido das casas neste ano: ‘a tesourinha’. Conforme a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Katiucia Rodrigues, uma explicação possível para o ressurgimento dela em 2023 é a alta incidência de chuva nos últimos dias, uma vez que a espécie gosta de umidade e calor.

“Muitos confundem com a traça. Muitos confundem com a lacraia, que é uma centopeia. As ‘tesourinhas’ têm duas extremidades na ponta, o que lembra uma tesoura mesmo. Às vezes, elas acabam picando, que na verdade é uma ‘tesouradinha’, para se defender. O macho tem a ‘tesourinha’ maior e a fêmea tem um pouquinho menor”, disse, em entrevista ao programa Folha 105, da Terra FM, na quarta-feira, 20.

Embora gerem receio nos moradores, as ‘tesourinhas’ são inofensivas. Não machucam humanos, nem animais domésticos e não procuram comida dentro de casa. “Elas gostam de pequenos insetos. São um controle natural, comem mosquitinhos e aranhas. Não são perigosas nem tóxicas. Comem vegetais, fungos, entre outros. São bem utilizadas no controle natural de outras pragas”, comentou Katiucia.

Justamente pela sua importância no controle de outros insetos, o professor de Biologia, Cristian Conceição, recomenda que não se mate as ‘tesourinhas’. “A gente não quer compartilhar esses ambientes com elas. Eu estou as retirando fisicamente. Peguei, fui colocando em potinhos e, depois, retirei todas. Como são predadoras de outros insetos, matá-las pode fazer com que os insetos se reproduzam muito. As ‘tesourinhas’ não são insetos que se reproduzem em grande volume. Então, se tirar fisicamente, a tendência é de que não se tenha muitas acumuladas em uma casa”, diz.

PLANTAÇÕES

A ‘tesourinha’ também costuma ser uma parceira do produtor rural. De acordo com chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, ela ajuda no combate a fungos e pequenas lagartas que podem danificar algumas culturas, como do milho. “Ela tem vários efeitos benéficos. Mas, no milho, ela faz, geralmente, um furo para predar. Esse é o lado positivo: ela vai lá buscar lagartinha. Mas nesse mesmo buraco que ela faz para predar, acaba entrando água e apodrecendo a ponta da espiga. Então, alguns grãos apodrecem. Mas o efeito dela é sempre muito mais benéfico. Porque ela, quer ou não, reduz a população de insetos que trazem prejuízo para a agricultura”, explicou.

BARATAS

Ao contrário da ‘tesourinha’, a barata busca alimento constantemente dentro de casa. Por esse motivo, merece atenção especial. Katiucia Rodrigues afirma que a barata gosta de ambientes úmidos, com lixo e pedaços de comida. Casas com essas características podem ser bastante atraentes para o inseto. O mesmo vale para entulhos, locais que servem de esconderijo. As baratas costumam chegar às casas a partir de tubulações e surgir em pias e ralos. Então, uma alternativa para quem não quer visitas indesejadas pode ser fechar essas entradas, com tampas comercializadas em lojas de materiais de construção.

DEDETIZAÇÃO

Quando há infestação, dificilmente haverá alguma solução caseira para dar conta. Neste caso, a dedetização costuma ser uma alternativa. Porém, o procedimento precisa de afastamento de 12 horas a 24 horas dos moradores, segundo o proprietário da desinsetizadora Biosystem, Luiz Antônio. Segundo ele, a dedetização costuma ter efeito de três meses a um ano, a depender dos insetos combatidos, condições climáticas, entre outros.

Dicas para se livrar de insetos

‘Tesourinha’

  • Não deixar o banheiro molhado.
  • Procurar por ninhos embaixo de tapetes e do sofá.
  • Fechar a casa durante o início da noite, quando costumam entrar.
  • Utilizar ácido bórico – não é tóxico nem para pessoas nem para animais domésticos.

Baratas

  • Colocar folhas de louro nos cantos da casa.
  • Passar na casa solução de água, folhas de eucalipto e de alecrim
  • Tampar ralos.
  • Evitar acúmulo de lixo, entulho e comida pela casa.


Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido