Jarbas esclarece efeitos do rompimento de barragem na Serra para Venâncio Aires

-

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, concedeu entrevista à rádio Terra FM 105.1 no início da noite desta quinta-feira, 2, para atualizar informações sobre a situação da Capital do Chimarrão em relação às cheias, especialmente do rio Taquari. Ele participou da programação logo após ter retornado de Santa Cruz do Sul, onde participou de reunião com o vice-governador Gabriel Souza.

O chefe do Executivo venâncio-airense esclareceu os efeitos do rompimento parcial da Barragem 14 de Julho, situada entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para Venâncio Aires. De acordo com ele, informações ainda extraoficiais dão conta que em Santa Tereza, onde aconteceu a segunda medição do nível do rio após o rompimento, a elevação foi de aproximadamente 50 centímetros.

A expectativa é que os efeitos do rompimento sejam sentidos na região de Vila Mariante entre as próximas 12 a 18 horas e que o nível do rio Taquari no município deve ter elevação que varia entre cinco e dez centímetros. “Talvez menos do que isso”, observou. Agora, será feito o monitoramento da terceira medição, em Muçum.

LEIA MAIS: Venâncio decreta situação de calamidade; estimativa inicial aponta mais de 23 mil atingidos

“Tanto em Santa Tereza quanto Muçum o nível do rio Taquari já vinha diminuindo antes do rompimento. Em Lajeado e Estrela ele também começou a estabilizar e registrou uma pequena diminuição”, relatou. De acordo com Jarbas, a partir da terceira medição será possível mensurar melhor os efeitos para Venâncio, o que pode ser sentido a partir da madrugada.

“Esse repique que poderia acontecer não vai ter um efeito enorme com relação a atingir mais residências. Não vai ter o impacto substancial que altera, neste momento, a nossa situação, porque o rio Taquari já estava diminuindo anteriormente a isso”, mencionou. Esse cenário leva em consideração que não aconteça o rompimento completo do reservatório. Além disso, ele destacou que bairros de Venâncio não sofrerão impacto direto com esse rompimento.

Segundo o prefeito, o ápice do nível do rio Taquari em Vila Mariante deve ser registrado entre 21h e 22h desta quinta. Para esse dado, se levará em consideração a medicação do Porto de Estrela, que às 15h alcançou a cota de 34,04 metros.

Confira a entrevista em vídeo:



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido