Mais um caso de dengue é confirmado em Venâncio Aires

-

Ontem, mais um caso de dengue foi confirmado no município. Conforme informações da enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Carla Lili Müller, se trata de uma pessoa do sexo masculino, de 24 anos, morador do bairro Xangrilá. Esse é o quarto caso confirmado neste ano, sendo o terceiro com infecção em Venâncio Aires. Outros dois casos com infecção no município, são moradores do bairro Aviação, nas proximidades da Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (SOVA) e Esporte Clube Guarani. Em janeiro, um caso foi confirmado com infecção fora do município.

Orientações

As orientações de Carla são para atenção com pratos de flores e ralos com água, e a indicação é fazer o uso de repelente, inclusive quando forem sentidos os primeiros sintomas, evitando a infecção de outros mosquitos que possam passar a dengue para mais pessoas. Os sintomas da dengue são caracterizados por febre alta (acima de 38,5ºC), de início rápido com duração de 2 a 7 dias; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em casos de suspeita, a pessoa deve procurar um médico ou unidade de saúde mais próxima. O exame é feito após o 8º dia desde o início dos sintomas, através de coleta sorológica na Vigilância Epidemiológica. O tratamento, varia de acordo com a clínica.

No ano passado foram 217 notificações de dengue, sendo 177 casos confirmados, 139 não-reagentes, 1 caso inconclusivo, 7 internados e 1 óbito. A faixa etária atingida foi dos 3 aos 87 anos. Carla afirma que o último exame reagente de 2020 foi em setembro.

Ações

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Gabriel Alves, após confirmado o caso, faz parte dos protocolos fazer um bloqueio de transmissão na localidade em quarteirões próximos. É feita uma vistoria pelo bairro com manejo mecânico dos focos e a aplicação de inseticida. Alves destaca que também será feita uma aplicação de larvicida com nebulizador veicular para conter focos do mosquito.

LEIA MAIS

Vigilância Sanitária de Venâncio Aires confirma dois casos de dengue



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido