Os casos confirmados de Covid-19 estão em constante crescimento e, na tentativa de amenizar a situação, os municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde aderiram ao lockdown, com suspensão geral das atividades, válido desde sexta-feira, 5, às 20h e que se estende até as 5h da segunda-feira, 8. No último fim de semana, os municípios não haviam aderido ao regime e seguiram as restrições da bandeira preta.
Conforme o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Shuch, essa é uma forma de evitar aglomerações. O governo municipal também irá suspender as atividades presenciais na Prefeitura na próxima semana, entre os dias 8 e 12. “Na segunda-feira, será publicado esse decreto, que todas estruturas públicas municipais estarão fechadas. É uma decisão em virtude de casos positivados entre os servidores. Não queremos correr o risco de uma contaminação maior”, salienta. Todas as secretarias estarão de plantão, atendendo casos urgentes por telefone.
O município, que conta apenas com um posto de saúde, terá atendimento normal nesse espaço. “Queremos ajudar a amenizar o colapso do Hospital São Sebastião Mártir e da UPA de Venâncio Aires”, comenta sobre os locais para os quais são encaminhados os pacientes do município. A fiscalização nas ruas e no comércio já está sendo feita por uma equipe da Prefeitura e segue mais rígida neste fim de semana. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: 99961-7768.
PASSO DO SOBRADO
Em Passo do Sobrado, a prefeita em exercício, Celina Maria Fagundes da Rosa, também assinou decreto do lockdown na tarde de ontem, 5. Ela afirma que é uma atitude severa, mas necessária no momento, pois além de dois óbitos registrados nesta semana por conta do Covid-19, o município também confirmou muitos casos. “Precisamos tomar essa atitude agora, pois percebemos que, na última semana, o vírus se disseminou em Passo do Sobrado”, observa.
MATO LEITÃO
Mato Leitão anunciou ainda na tarde de ontem, 5, que também aderiu ao lockdown. Com isso, assim como nos outros municípios da microrregião, fica proibida a circulação de aglomeração de pessoas em qualquer ponto do município. Os supermercados, fruteiras, açougues e padarias ficam autorizados a funcionar até 20h deste sábado, 6, mas ficam proibidos de abrir no domingo, 7. As indústrias que desempenham atividades não essenciais estão expressamente proibidas de funcionar.
Neste fim de semana, das 7h30min às 11h30min, também haverá plantão para atendimento de pacientes com sintomas de coronavírus, no ambulatório de Covid, da UBS Central do município, no antigo espaço do auditório, com acesso pela lateral do local. O atendimento será realizado por enfermeira, técnica em Enfermagem e médico. Testes para diagnóstico da doença também serão realizados no local.
As medidas dos três municípios visam desafogar a rede pública de saúde microrregional, já que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, estão superlotados e são referência de saúde para Maro Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
- Telefones das secretarias de Vale Verde
Nesta semana, os órgãos públicos da Prefeitura Municipal de Vale Verde estarão fechados. Os atendimentos acontecerão por plantão telefônico.
Prefeitura: 99671-3177
Secretaria de Saúde: 99961-7768 ou 3655-9094
Secretaria de Educação: 99961-8575 ou 3655-9092
Secretaria de Agricultura: 99733-7011
Obras: 99961-8572
Secretaria de Assistência Social 99656-9874
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças: 99671-3177
VACINAÇÃO
- Em Vale Verde, a vacinação contra a Covid-19 para idosos acima dos 75 anos segue até quarta-feira, 10. Os idosos devem fazer o agendamento pelo telefone: 3655-9036. Ao todo, 196 pessoas já foram vacinadas no município.
- Passo do Sobrado recebeu, na sexta-feira, 5, mais 70 doses de vacina CoronaVac para realizar a aplicação da segunda dose. Com isso, na segunda-feira,8, será retomada a vacinação no sistema drive-thru, para a faixa etária de 80 até 84 anos de idade, por agendamento no telefone 3730-1220.
- Ao todo, Passo do Sobrado já imunizou 310 pessoas, entre elas 55 já receberam a segunda dose da vacina. Até o momento, não há previsão de chegada de novas doses para outros grupos.