Mitos e verdades sobre saúde feminina

-

Em diferentes fases da vida da mulher, muitas dúvidas surgem quando o assunto é saúde. Desde a fase da adolescência, na puberdade, até a temida menopausa, o corpo da mulher passa por diferentes transformações. Com isso, surgem muitas dúvidas e informações erradas. Para desmistificar alguns temas, a médica ginecologista e obstetra Daniela Bruxel, de Venâncio Aires, esclarece mitos e verdades sobre a saúde feminina.

Médica Daniela Bruxel tira dúvidas (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum método contraceptivo é 100% eficaz

Verdade. Existem alguns métodos que têm um índice de falha muito mais baixo que outros, por exemplo: anticoncepcional hormonal é mais eficaz do que coito interrompido. Mas, até mesmo a laqueadura tubária e a vasectomia, que são métodos definitivos, têm um pequeno índice de falha de acordo com a técnica cirúrgica utilizada.

Dormir sem roupa íntima faz mal à saúde

Mito. Dormir sem roupa íntima pode ser, inclusive, benéfico, pois melhora a circulação, a qualidade do sono, deixa a pele respirar, diminuindo a incidência de vaginites por fungos e bactérias e também colaborando para o tratamento das mesmas e saúde da mulher como um todo.

A vacinação contra o HPV substitui a necessidade de exames preventivos para o câncer de colo uterino

Mito. A vacina não tem 100% de eficácia e depende da resposta imune de cada indivíduo. Além disso, não abrange todos os tipos de HPV, só os mais prevalentes nesse momento na população. A vacina e os preservativos são nossas prevenções primárias ao câncer de colo uterino. O citopatológico de colo é nossa prevenção secundária, pois descobre cedo lesões por HPV, antes de se tornarem câncer.

Ficar com biquíni molhado por muito tempo é prejudicial

Verdade. A umidade e o calor na região genital por tempo prolongado pode favorecer a proliferação de fungos ou bactérias que podem causar corrimento, coceira, ardência ou mau odor.

Sutiã apertado pode causar câncer de mama

Mito. Entretanto, o sutiã apertado pode causar desconforto e dor local, o que muitas vezes leva as mulheres a procurar atendimento médico por medo de câncer.

Metabolismo da mulher é mais lento que o homem, principalmente após a menopausa

Verdade. Por causa das diferenças hormonais e da composição corporal (homens têm mais massa muscular) o metabolismo masculino tende a ser mais eficaz. Após a menopausa, pela queda dos hormônios na mulher, o metabolismo feminino tende a ficar mais lento, pelo aumento da perda de massa muscular e óssea, com maior acúmulo de gordura. Por isso, a importância da prática de atividades físicas regulares em qualquer fase da mulher, mas com ênfase das que estimulam a musculatura, principalmente no climatério e menopausa.

Não menstruar faz mal à saúde

Depende. Mulher em fase reprodutiva sem uso de hormônios devem menstruar regularmente a cada 25-35 dias. Se isso não ocorre pode ser gravidez ou algum desequilíbrio hormonal, e isso a longo prazo pode ser prejudicial. Quando usado método hormonal, DIU ou anticoncepcionais, a ausência da menstruação às vezes é um efeito da medicação ou por bloqueio dos ovários, por diminuição do endométrio (camada do útero que descama na menstruação). Isso pode ser uma opção que não causa prejuízo à saúde e pode ser até benéfico em alguns casos. Porém, existem pessoas que não se sentem bem ou têm efeitos colaterais com o uso de hormônios. Então, cada caso deve ser individualizado.

O período menstrual de mulheres que vivem juntas sincroniza

Mito. Não existem explicações nem provas científicas para essa sincronização. No caso em que ocorrem, é mera coincidência.

Exercícios físicos ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Verdade. Exercícios liberam endorfina e serotonina, nos trazem sensação de bem-estar, melhora do humor e ansiedade, das dores e edemas que acompanham o período pré-menstrual.

Mulheres que sofrem da Síndrome dos Ovários Policísticos não podem engravidar

Mito. Na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode haver uma dificuldade em gestar e talvez necessitar de tratamento, pois essas pacientes geralmente têm anovulação – ausência de ovulação – crônica. Porém, pode haver ciclos com ovulação espontânea, o que pode levar a uma gestação. Muitas vezes, essas pacientes demoram a descobrir a gravidez, pois estão acostumadas com a falha da menstruação com vários testes de gravidez negativos.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido