O pontapé inicial da temporada 2024 do futebol de campo em Venâncio Aires já tem data definida. No sábado, dia 27 de janeiro, a Copa IMX de Veteranos, organizada pela Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva) terá a sua rodada inaugural, com 32 equipes, divididas em oito grupos com quatro equipes, duas se classificam para a fase de oitavas de final – com jogo único e empate manda a partida para os pênaltis. O torneio conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea).
Serão oito sedes para este ano, que marca a segunda edição da competição. Santo Antônio (após desistência do São Luiz, de Santa Emília), Linha Travessa (Flor de Maio), bairro União (Onze Unidos), Vila Arlindo (Juventude), Parque do Chimarrão (Assive), Cerro dos Bois (20 de Setembro), Vila Palanque e estádio Edmundo Feix (Guarani).
Segundo um dos mentores da Copa e coordenador da Assoeva, Clóvis Roque Kirich, a expectativa é grande, principalmente por que o primeiro ano foi um completo sucesso. Agora, o número de equipes aumentou de 24 para 32 e, o mais importante, o regulamento foi reformulado. “Cada equipe joga três jogos na primeira fase, com isso a torcida pela classificação e o apoio das comunidades fica maior. Serão mais rodadas por sede, o que aumenta também o público”, destaca.
Nomes de peso
Kirich afirma que já existem atletas conhecidos do futebol estadual e nacional inscritos na competição. De acordo com ele, jogadores que passaram pela dupla Gre-Nal, Caxias, Guarani, Lajeadense, Avenida, Santa Cruz, Cachoeira e Santa Maria estarão presentes nos campos de Venâncio Aires.
Relembre a primeira edição
1. A competição, que reuniu 24 equipes da região, foi organizada pela Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva) e contou com o apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea).
2. O Cruzeiro, de Santa Cruz do Sul, foi o campeão do primeiro Campeonato Municipal de Veteranos. A equipe veio ao estádio Edmundo Feix e saiu com o troféu, após vencer o Guarani, por 3 a 1.
3. A vitória foi de virada. O time de Venâncio abriu o placar no primeiro tempo com Vantuir, mas, no início da segunda etapa, o JR Cruzeiro virou com dois gols em dois minutos (Redondo e André). O terceiro saiu já nos acréscimos, com Cebola.
4. A equipe de Santa Cruz foi campeã invicta, com cinco vitórias e um empate. O atacante Redondo foi o artilheiro, com oito gols.
Rodada inaugural
Sábado, 27 de janeiro
• Santo Antônio
14h: Operário (Rio Pardo) X Velha Guarda (Mato Leitão)
16h: Santos (Mato Leitão) X Flamengo (Santa Cruz do Sul)
• Linha Travessa
14h: Craque (Rio Pardo) X Rudibar (Bom Retiro do Sul)
16h: Bola 8 (Venâncio Aires) X Jardim do Cedro (Lajeado)
• Bairro União
14h: GE Municipal (Montenegro) X Santa Tereza (Esteio)
16h: Onze Unidos (Venâncio Aires) X 7 de Setembro (Arroio do Meio)
• Vila Arlindo
14h: Amigos do Marcão (Santa Cruz do Sul) X Esperança (Pantano Grande)
16h: Juventude (Venâncio Aires) X Olarias (Candelária)
• Parque do Chimarrão
14h: Xavante (Venâncio Aires) X Tribo Guarani (Venâncio Aires)
16h: Assive (Venâncio Aires) X Guaíba (Paverama)
• Cerro dos Bois
14h: Cantareira (Vale Verde) X Cruzeiro (Santa Cruz do Sul)
16h: 20 de Setembro (Venâncio Aires) X Corona (Cachoeira do Sul)
• Vila Palanque
14h: Formosa (Vale do Sol) X Porto Alves (Agudo)
16h: Palanque (Venâncio Aires) X Canarinho (Cruzeiro do Sul)
• Edmundo Feix
14h: Time de Terça (Gramado Xavier) X Botucaraí (Candelária)
16h: Guarani (Venâncio Aires) X Cerce (Encruzilhada do Sul)